Notícias

Três dicas para planejar o espaço em uma casa

Três dicas para planejar o espaço em uma casa

O bom posicionamento dos cômodos e o agrupamento das áreas molhadas auxiliam na tarefa de deixar a Casa de Madeira madeira mais confortável e funcional

O projeto de uma casa organizada começa previamente à obra, durante a elaboração das plantas arquitetônicas. Nelas, pequenos detalhes devem ser levados em consideração, fato que fará a diferença na hora de organizar o espaço dentro da moradia. Veja a seguir três dicas que podem auxiliar na tarefa de planejar o espaço disponível de uma residência:

1- Posicione os cômodos pensando na incidência solar

Pensar em como aproveitar bem a luminosidade natural na fase do planejamento de uma construção do zero, ou apenas de uma reforma, é um dos principais fatores que determinarão a boa qualidade de vida no ambiente. Analisando a incidência solar na prática, o que inclui casas pré-fabricadas em madeira, a construção deve considerar a incidência solar da região em que está inserida. No caso de São Paulo, a face norte da moradia fica quente no inverno e fresca no verão. Já se tratando dos lados leste e oeste, respectivamente, o primeiro costuma receber sol desde o nascer até o meio dia (sol da manhã); e o segundo (conhecido como “sol da tarde”) recebe sol do meio dia até o fim da tarde, justamente o período mais quente do dia. Já a parte sul da casa costuma receber muito pouca radiação solar ao longo do ano, sendo o lugar mais fresco de todo o imóvel.

Logo, é possível perceber que o lado norte é ideal para uma sala de estar, por exemplo. Já a parte sul da residência pode ser uma boa opção para a cozinha, por ser um cômodo comumente quente. A região leste da casa costuma ser mais agradável para a distribuição dos quartos, enquanto que a oeste é geralmente evitada, sendo utilizada para ambientes de menor importância, como áreas de serviço.

Além disso, esse tipo de planejamento pode trazer economia na conta de energia elétrica, por exemplo.

2- Não deixe o banheiro em áreas de uso comum

Um equívoco muito cometido na hora de elaborar o layout de uma casa é colocar o banheiro com vista para áreas de uso comum. Na hora do planejamento da sua planta baixa, deve-se ter o cuidado para que a porta do banheiro não fique totalmente de frente para as salas, nem a cozinha. O ideal é que ele fique próximo aos quartos, em um corredor, por exemplo, e se for só um banheiro para toda a casa, que tenha fácil acesso também para as visitas. Assim você garante a privacidade de quem o utiliza e evita desconfortos para os presentes.

3- Agrupar as áreas molhadas

As instalações hidráulicas correspondem de 7% a 11% do valor total da obra. Porém, utilizando alguns artifícios, o custo com as tubulações hidráulicas pode ser reduzido. Para isso as áreas molhadas, ou seja, banheiros, cozinhas e áreas de serviço devem estar próximos. É importante lembrar que em uma Casa de Madeira essas áreas são construídas de alvenaria tradicional, o que evita umidade. Além disso, quando dois desses cômodos forem adjacentes, compartilhar a mesma parede hidráulica também é uma alternativa econômica.

Outro detalhe importante que reduz os custos é o posicionamento da caixa d’água. Este deve ser feito preferencialmente perto dessas áreas molhadas. Assim, a pressão da água nos equipamentos será maior e o gasto com tubulações para a distribuição será menor.

Aproveite essas dicas e entre em contato com os profissionais das Casas Condor para planejar o seu futuro imóvel.

Por Caroline Nunes

Notícias

Dicas de iluminação para casas de madeira
Dicas de iluminação para casas de madeira

Lustres, pendentes e luminárias: você sabe a diferença?  A iluminaç…

Garagem: o que é necessário saber
Garagem: o que é necessário saber

Adapte esse espaço conforme as suas necessidades Parte importante…

Decks para casas de madeira
Decks para casas de madeira

Planeje o espaço e valorize o imóvel com essa opção de arquitetura…

Casa de madeira térrea ou sobrado?
Casa de madeira térrea ou sobrado?

Veja quais são as vantagens e desvantagens de cada modalidade de construção…

Faça seu Orçamento









Visite Nosso Show Room