Notícias



Versatilidade da madeira na arquitetura das casas

Versatilidade da madeira na arquitetura das casas

O profissional formado em arquitetura garante maior funcionalidade para a os ambientes que ele planejar. A versatilidade da madeira na arquitetura das casas

O arquiteto é o profissional responsável por planejar e organizar os espaços, internos ou externos, para que as pessoas possam morar, trabalhar e ter momentos de lazer. Esse especialista visa tornar o projeto arquitetônico funcional, prático, confortável e bonito, levando em consideração fatores como a preservação do meio ambiente e as preferências do cliente, como é o caso dos profissionais das Casas Condor. O projeto arquitetônico também tem como objetivo harmonizar a iluminação, móveis e ventilação para gerar mais comodidade, além de buscar baixo custo da mão da obra.

Um dos materiais preferidos dos arquitetos é a madeira, por conta da versatilidade e de suas propriedades estéticas. Além disso, utilizar madeira em um ambiente traz conforto, aconchego e proximidade com a natureza. Seus elementos melhoram naturalmente o isolamento acústico e térmico do ambiente, principalmente se a edificação contar com paredes duplas.

Veja algumas opções de onde usar a madeira nos projetos arquitetônicos e de interiores:

  • Construção

A Imbuia pode ser utilizada para a construção de casas pré-fabricadas em madeira. Esse material possui densidade satisfatória e é firme ao corte. Versátil, a Imbuia é considerada altamente resistente ao ataque de cupins e possui boa impermeabilidade, o que gera a baixa propensão à umidade.

Apesar de sua resistência natural, a Imbuia é fácil de ser trabalhada, proporcionando bom acabamento. Produtos como verniz e tinta secam rapidamente e são bem absorvidos, mantendo a solidez da cor.

  • Pergolado

A madeira em pergolados propicia um clima agradável, principalmente em ambientes externos, como as varandas. Para quem aprecia o cultivo de plantas, é uma opção viável para mantê-las suspensas. Além disso, pergolados cobertos com revestimento de palha ou forro de bambu são eficientes para prolongar a vida do mobiliário externo. As ripas são práticas e deslizam para facilitar a cobertura do local. Além disso, quando recebe radiação solar, o pergolado de madeira ajuda a proteger as paredes do superaquecimento e reduz a temperatura interna.

  • Painéis

Um dos itens principais itens para decorar a sala de estar é a televisão. Para criar uma atmosfera moderna e elegante para o ambiente é escolhido um painel de madeira maciça, ideal para compor a área, já que pode ser encontrado em diversas cores, modelos, tamanhos e texturas, que combinam com diferentes estilos de decoração: moderno, rústico ou vintage. Esse tipo de painel, além de ser uma peça fundamental na hora de decorar a sala, é um móvel totalmente elegante.

  • Fachada

A madeira em detalhes na fachada deixa a casa visualmente mais aconchegante. Um exemplo disso é o uso de brises, característicos de uma arquitetura modernista. Além do valor estético, os brises diminuem a incidência de sol dentro de casa.

  • Detalhes nos interiores

A madeira pode ser usada em detalhes no ambiente para tornar o espaço mais aconchegante e harmônico. Ripas de madeira no forro podem ser aliadas ao gesso compondo uma linguagem mais rústica.

  • Escadas

A estética que uma escada de madeira dispõe ao projeto arquitetônico é marcante. Por ser um material nobre, acaba se transformando em um item de decoração, enriquecendo o ambiente. Além disso, a madeira resiste bem aos esforços de tração, compressão, torção e cisalhamento e é muito durável.

  • Pisos de madeira

Existem vários tipos de pisos de madeira no mercado. Os mais conhecidos são os assoalhos — tábuas de madeira maciça que possuem comprimentos aleatórios — e os tacos — tábuas com medidas padronizadas. A novidade é o piso pronto, que vem envernizado de fábrica, fazendo com que seja mais fácil de instalar e dure mais tempo.

  • Móveis internos

Esse tipo de móvel é sinônimo de qualidade e longa vida útil e, em um momento em que a sustentabilidade está em pauta, os móveis de madeira maciça podem ser uma boa alternativa ecológica, devido ao seu bom manejo e o benefício da reutilização. Assim, além de exclusividade na decoração, ter um ambiente decorado com móveis de madeira maciça significa cuidado com o meio ambiente. Mesas, bancos, painéis e aparadores podem compor as inúmeras possibilidades de criação com madeiras. A elegância simplista e ousada é uma dica de decoração que tem ganhado cada vez mais espaços dentro de projetos de arquitetura e paisagismo.

Por Caroline Nunes

Notícias

Casa de Madeira: adequada a qualquer região
Casa de Madeira: adequada a qualquer região

A ideia de que, em locais de alta umidade ou em regiões litorâneas,…

Você sabe o que é arquitetura vernacular?
Você sabe o que é arquitetura vernacular?

Conheça mais sobre essa modalidade de construção e como a madeira…

Churrasco em sua casa de madeira?
Churrasco em sua casa de madeira?

Churrasco em Casa de Madeira: veja ideias para implantar, na sua casa…

Tipos de Portas de Madeira
Tipos de Portas de Madeira

Saiba identificar as melhores opções de portas de madeira para ambientes…

Faça seu Orçamento









Visite Nosso Show Room