Notícias

Alvenaria ou madeira?

Casa Pré-fabricada de Madeira

Casa de Alvenaria ou Pré-fabricada de madeira. Veja quais as vantagens de cada modalidade de construção

Levantar uma casa não é tão simples quanto parece: é necessário que haja orçamento bem estruturado, planejamento, mão de obra especializada, materiais de qualidade, provenientes de local confiável e, não menos importante, a escolha do tipo de construção que irá tirar a casa da planta – e do sonho do futuro morador – e consolidá-la.

No Brasil é mais habitual optar por casas de alvenaria, mas existe também a possibilidade de casas de madeira pré-fabricadas, que apresentam modelos seguros e confortáveis.

Para escolher a casa que mais se adequa às necessidades do morador, é importante levar em consideração as vantagens que cada escolha traz consigo, que pode ser custo ou até mesmo o tempo de construção.

Confira a seguir o que cada modalidade tem de vantajoso e como essas casas são estruturadas:

Alvenaria

As casas dessa modalidade são os tipos de construções mais comuns em que o material utilizado para levantar as paredes são os tijolos e o concreto. Para o acabamento é comum utilizar cerâmicas. Como o tijolo por si só não traz sustentação firme a parte das construções, é necessário criar uma estrutura com ferro, com o objetivo de manter todo o conjunto de pé.

A vantagem desse tipo de casa, em específico, é a facilidade de encontrar materiais necessários e profissionais habilitados para sua elaboração. Em contrapartida, esse tipo de obra gera muito resíduo, assim como desperdício de materiais e água, além de demorar mais do que uma casa de madeira pré-moldada para ficar pronta. Calcula-se que uma casa de 160 metros quadrados demore, em média, seis meses para ser concluída.

Pré-fabricada de madeira

Os itens das casas pré-fabricadas de madeira são feitos individualmente e só depois de finalizados são levados para o local da obra, onde são encaixados sobre o alicerce tradicional de alvenaria. Essa estrutura de tijolos deve ser antecipadamente construída levando em consideração, principalmente, o terreno. As paredes que dividem o banheiro, a cozinha e a área de serviço podem ser construídas em alvenaria, com as tubulações embutidas, enquanto o restante das paredes de madeira podem ser duplas, possuindo um vão central para as instalações elétricas e isolamento termoacústico, ou simples, com as instalações aparentes.

As casas de madeira dispõem de versatilidade: essas moradias podem ser escolhidas entre modelos padrão, existindo a possibilidade de fazer alterações de acordo com o projeto, ou com projeto exclusivo, feito de acordo com as necessidades do contratante. Além disso, essa modalidade de construção apresenta como vantagem o curto prazo de entrega – de 60 a 90 dias, em média – a beleza, o conforto, a pouca perda de materiais, a sustentabilidade – por conta do pouco uso de água durante a obra – e o investimento reduzido. Como toda edificação, o morador precisar tomar cuidados periódicos. Caso não seja utilizada Imbuia, madeira com proteção natural, segundo o IPT, Instituto de Pesquisa e Tecnologia, é necessário tratamento para preservar a madeira contra pragas urbanas, como cupins. Outros tipos de madeira são mais resistentes contra os insetos, tais como: peroba do campo, peroba rosa, jacarandá, pau ferro, braúna, sucupira, copaíba, orelha de moça, porém, não são utilizados nesse tipo de construção. Além disso, uma boa dica é sempre pintar ou envernizar a madeira, ou ainda usar alguma cobertura inseticida apropriada.

Por Caroline Nunes

Notícias

Você sabe o que é Orientação Solar?
Você sabe o que é Orientação Solar?

Saber os pontos em que o sol bate é importante na hora de construir e…

Condor Lança Kits de Casa de Madeira
Condor Lança Kits de Casa de Madeira

A Condor lança os Kits Casa de Madeira. Agora você pode construir seu…

Casa de Veraneio: excelente opção de lazer
Casa de Veraneio: excelente opção de lazer

Nada melhor do que ter um local somente para o descanso e momentos de…

Seguro residencial: tudo que você precisa saber
Seguro residencial: tudo que você precisa saber

É importante se precaver contra possíveis incidentes e garantir…

Faça seu Orçamento









Visite Nosso Show Room