Confira sugestões para elaborar um belo jardim em sua casa pré-fabricada em madeira
Uma casa de madeira é naturalmente bonita. Muito se fala sobre a parte interna dessa modalidade de construção, de sua versatilidade e ideias de decoração. Entretanto, é possível deixar o imóvel pré-fabricado mais charmoso e aconchegante com a elaboração de um jardim.
Beleza natural e bem-estar ao alcance de todos
O jardim proporciona uma sensação relaxante dentro ou fora de casa, pois consegue embelezar o ambiente. Não é à toa que existem muitas opções para criar um espaço verde com toda a sua simplicidade e economia. Para isso, é importante primeiramente verificar o local em que ele será feito, o que permite a otimização do espaço. Já para a fachada da casa de madeira é interessante investir em diferentes espécies de flores, levando em consideração o clima do local.
Canteiros e fontes: simplicidade com charme
Além disso, elaborar um canteiro é uma opção simples e econômica para renovar a área externa do imóvel, podendo ser composto também com uma fonte.
Aproveitamento inteligente de espaço e recursos
É importante escolher as plantas e flores de acordo com o espaço disponível. Caso o lugar seja pequeno, priorize as plantas menores e até mesmo e até mesmo o espaço vertical. Se a ideia é uma opção simples, dê enfoque para espécies mais tradicionais e que tenham custo mais em conta. Caso o lugar seja amplo demais, é ideal optar por plantas maiores, ao contrário de tentar ocupar o espaço com inúmeras espécies.
Criatividade sustentável com decoração reciclada
Uma opção para usar na jardinagem é a decoração com reciclagem. Assim o resultado fica criativo e dispensa os gastos exorbitantes, além de ainda ajudar o meio ambiente.
Menos manutenção, mais praticidade no dia a dia
Outra dica é o investimento em espécies de plantas e flores que não dependam de muita manutenção, caso contrário, a simplicidade não será o foco e os gastos com jardineiro podem tornar-se mais frequentes do que o desejado. Nesse sentido, uma solução viável são os jardins compostos por pedras. Além disso, o material pode substituir uma grande área gramada e ser preenchido predominantemente por cactos e espécies que dispensam poda e rega constante.
Jardim mesmo em terrenos revestidos: sim, é possível!
Se o terreno já está completamente revestido, você não precisa quebrar tudo para criar um espaço verde. É possível utilizar lascas de madeira para forrar o chão, já que essa ideia permite criar um jardim usando blocos e terra por cima das lascas.
Verticalidade e versatilidade com charme rústico
Um jardim vertical feito com pallet e caixotes pode ser o espaço ideal para vasinhos de suculentas. Além disso, a decoração com vasos também é uma opção para ocupar o gramado, além de ser possível criar tablados de madeira com nichos para ter diferentes espécies em um só item.
Além de ser um passatempo sustentável, ter um jardim em uma casa de madeira deixa o ambiente mais leve e bonito. Inspire-se com essa ideia e transforme o seu imóvel em um local mais aconchegante.
Por Caroline Nunes