Notícias



Casa mais fresca no calor: como fazer?

Casa mais fresca no calor: como fazer?

Coisas simples, como posicionar o  ventilador de forma correta ou espalhar plantas pela casa,contribuem para mais conforto

As Casas de Madeira são reconhecidas por oferecer conforto térmico, preservando o calor no inverno e o dissipando no verão. Além disso, as construções com pé direito alto ajudam a aumentar o frescor nos períodos quentes.

Porém, com as temperaturas cada vez mais altas, dicas simples e caseiras podem ser uma excelente opção para deixar a sua casa de madeira mais frescas do que são naturalmente. Nestes dias de calor, aproveite para fazer as pequenas modificações a seguir.

Troque as lâmpadas

Se a sensação térmica fora da casa de madeira já é alta, por que deixar o ambiente ainda mais quente? Para produzir luz, as lâmpadas incandescentes, o nome já diz, produzem também calor. Substitua-as por modelos fluorescentes ou de LED – são mais caras, mas consomem menos energia e duram mais tempo.

Tecidos leves

Se o revestimento do sofá ou da poltrona é quente, como veludo, ou não absorve o suor, como o couro, o ideal é cobri-lo com uma capa ou manta feita de material mais leve e agradável ao tato, como o algodão, cetim ou seda.

Barre a luz

O ideal é que as cortinas sejam leves e vazadas, para que a tão esperada brisa entre mais facilmente pelas frestas. Nos cômodos em que o sol incide diretamente, feche o blecaute. O ideal é que a parte virada para fora seja branca, assim, a luz não é absorvida na forma de calor. Outra solução é colar uma película reflexiva no vidro, como as usadas nos carros. O sol bate e volta.

Para locais sem insolação direta, a estratégia para refrescar o ambiente é deixar o vento que vem do exterior mais fresco. Para isso, basta prender um lençol claro e úmido na janela e mantê-la aberta. Ao passar pelo lençol, o ar quente é resfriado.

Ventiladores

Os ventiladores não esfriam o ambiente, mas fazem circular o ar. Ao anoitecer, quando a temperatura externa costuma ser menor que a interna, o aparelho pode ser colocado de frente para a janela, com a parte dianteira apontada para o lado de fora. Assim, ele empurra o ar quente para fora e traz o ar mais frio para dentro.

Na falta de um ar-condicionado, turbinar o ventilador é uma boa opção. Deixe-o voltado para as pessoas e ponha uma tigela com gelo ou uma garrafa d’água na frente dele. O vento vai difundir o ar gelado. É importante tomar cuidado para que o gelo não entre em contato com o fio.

Espelho d’água

Espalhar bacias d’água pela casa funciona de verdade. A água evapora, deixa o ar mais úmido e torna a respiração mais confortável. Elas podem ficar embaixo da cama, para evitar acidentes. Troque a água diariamente para evitar acúmulo de poeira ou facilitar o criadouro de mosquitos da dengue. Além disso, a opção mais bonita às bacias d’água são as fontes. A maioria delas funciona com eletricidade e não há necessidade de instalação, basta comprar e ligar.

Óleos essenciais

Alguns aromas trazem a sensação de frescor, como os óleos ou essências de limão, eucalipto ou menta. Atenção: não coloque óleo essencial na fonte, porque isso trava a bomba. Mas pode-se acrescentar algumas gotas à água e passar um pano úmido no chão. Ou misturar à água e colocar em um vasilhame com spray, como aqueles usados para passar roupas, e borrifar no ar algumas vezes por dia.

Cantinho verde

Plantas dentro de casa também ajudam a baixar a temperatura. Conforme você rega a planta, ela transpira o excesso d’água, o que sobra depois da fotossíntese. Quando há várias plantas juntas, o ambiente fica mais fresco. Essa dica em especial funciona tanto com vasos distribuídos pela casa quanto concentrados num único canto. Se o morador optar por fazer a área verde perto da janela da casa de madeira, deve escolher plantas que gostam de muita luz, como orquídea, fícus, ráfias, espada-de-são-jorge, filodendro, lírio da paz, samambaia e dracena. Outra opção é usar plantas que vivem apenas com água (sem terra), como o singônio.

Cama mais fresca

Para deixar a cama mais confortável, prefira lençóis e fronhas com 100% algodão. Cobrir-se com toalha molhada ou fazer compressas com gelo artificial pode provocar resfriados. Melhor é congelar por duas horas uma porção de arroz dentro de uma meia de algodão e colocá-la entre os lençóis. O arroz retém o frio por bastante tempo e não molha o colchão.

Aproveite ao máximo o verão e sinta-se confortável e inspirado para colocar em prática essas dicas em sua casa de madeira.

Por Caroline Nunes

Notícias

Churrasco em sua casa de madeira?
Churrasco em sua casa de madeira?

Churrasco em Casa de Madeira: veja ideias para implantar, na sua casa…

Tipos de Portas de Madeira
Tipos de Portas de Madeira

Saiba identificar as melhores opções de portas de madeira para ambientes…

Cuidado com pets em Casa de Madeira
Cuidado com pets em Casa de Madeira

Algumas medidas zelam pela segurança do animal e também pela integridade…

Combinando a madeira com as cores
Combinando a madeira com as cores

A perfeita combinação da madeira com as cores: aproveitando a variedade…

Faça seu Orçamento









Visite Nosso Show Room