Notícias

Casa mais fresca no calor: como fazer?

Casa mais fresca no calor: como fazer?

Coisas simples, como posicionar o  ventilador de forma correta ou espalhar plantas pela casa,contribuem para mais conforto

As Casas de Madeira são reconhecidas por oferecer conforto térmico, preservando o calor no inverno e o dissipando no verão. Além disso, as construções com pé direito alto ajudam a aumentar o frescor nos períodos quentes.

Porém, com as temperaturas cada vez mais altas, dicas simples e caseiras podem ser uma excelente opção para deixar a sua casa de madeira mais frescas do que são naturalmente. Nestes dias de calor, aproveite para fazer as pequenas modificações a seguir.

Troque as lâmpadas

Se a sensação térmica fora da casa de madeira já é alta, por que deixar o ambiente ainda mais quente? Para produzir luz, as lâmpadas incandescentes, o nome já diz, produzem também calor. Substitua-as por modelos fluorescentes ou de LED – são mais caras, mas consomem menos energia e duram mais tempo.

Tecidos leves

Se o revestimento do sofá ou da poltrona é quente, como veludo, ou não absorve o suor, como o couro, o ideal é cobri-lo com uma capa ou manta feita de material mais leve e agradável ao tato, como o algodão, cetim ou seda.

Barre a luz

O ideal é que as cortinas sejam leves e vazadas, para que a tão esperada brisa entre mais facilmente pelas frestas. Nos cômodos em que o sol incide diretamente, feche o blecaute. O ideal é que a parte virada para fora seja branca, assim, a luz não é absorvida na forma de calor. Outra solução é colar uma película reflexiva no vidro, como as usadas nos carros. O sol bate e volta.

Para locais sem insolação direta, a estratégia para refrescar o ambiente é deixar o vento que vem do exterior mais fresco. Para isso, basta prender um lençol claro e úmido na janela e mantê-la aberta. Ao passar pelo lençol, o ar quente é resfriado.

Ventiladores

Os ventiladores não esfriam o ambiente, mas fazem circular o ar. Ao anoitecer, quando a temperatura externa costuma ser menor que a interna, o aparelho pode ser colocado de frente para a janela, com a parte dianteira apontada para o lado de fora. Assim, ele empurra o ar quente para fora e traz o ar mais frio para dentro.

Na falta de um ar-condicionado, turbinar o ventilador é uma boa opção. Deixe-o voltado para as pessoas e ponha uma tigela com gelo ou uma garrafa d’água na frente dele. O vento vai difundir o ar gelado. É importante tomar cuidado para que o gelo não entre em contato com o fio.

Espelho d’água

Espalhar bacias d’água pela casa funciona de verdade. A água evapora, deixa o ar mais úmido e torna a respiração mais confortável. Elas podem ficar embaixo da cama, para evitar acidentes. Troque a água diariamente para evitar acúmulo de poeira ou facilitar o criadouro de mosquitos da dengue. Além disso, a opção mais bonita às bacias d’água são as fontes. A maioria delas funciona com eletricidade e não há necessidade de instalação, basta comprar e ligar.

Óleos essenciais

Alguns aromas trazem a sensação de frescor, como os óleos ou essências de limão, eucalipto ou menta. Atenção: não coloque óleo essencial na fonte, porque isso trava a bomba. Mas pode-se acrescentar algumas gotas à água e passar um pano úmido no chão. Ou misturar à água e colocar em um vasilhame com spray, como aqueles usados para passar roupas, e borrifar no ar algumas vezes por dia.

Cantinho verde

Plantas dentro de casa também ajudam a baixar a temperatura. Conforme você rega a planta, ela transpira o excesso d’água, o que sobra depois da fotossíntese. Quando há várias plantas juntas, o ambiente fica mais fresco. Essa dica em especial funciona tanto com vasos distribuídos pela casa quanto concentrados num único canto. Se o morador optar por fazer a área verde perto da janela da casa de madeira, deve escolher plantas que gostam de muita luz, como orquídea, fícus, ráfias, espada-de-são-jorge, filodendro, lírio da paz, samambaia e dracena. Outra opção é usar plantas que vivem apenas com água (sem terra), como o singônio.

Cama mais fresca

Para deixar a cama mais confortável, prefira lençóis e fronhas com 100% algodão. Cobrir-se com toalha molhada ou fazer compressas com gelo artificial pode provocar resfriados. Melhor é congelar por duas horas uma porção de arroz dentro de uma meia de algodão e colocá-la entre os lençóis. O arroz retém o frio por bastante tempo e não molha o colchão.

Aproveite ao máximo o verão e sinta-se confortável e inspirado para colocar em prática essas dicas em sua casa de madeira.

Por Caroline Nunes

Notícias

Casa mais fresca no calor: como fazer?
Casa mais fresca no calor: como fazer?

Coisas simples, como posicionar o  ventilador de forma correta ou…

Projeto para o quarto dos filhos
Projeto para o quarto dos filhos

Uma casa pré-fabricada em madeira deve ser planejada cômodo por cômod…

Você sabe o que é Orientação Solar?
Você sabe o que é Orientação Solar?

Saber os pontos em que o sol bate é importante na hora de construir e…

Condor Lança Kits de Casa de Madeira
Condor Lança Kits de Casa de Madeira

A Condor lança os Kits Casa de Madeira. Agora você pode construir seu…

Faça seu Orçamento









Visite Nosso Show Room