Notícias



Dúvidas comuns sobre as casas de madeira

Dúvidas comuns sobre as casas de madeira

Veja a resposta para algumas dúvidas sobre esse tipo de edificação, tais como o que determina que o imóvel seja pré-fabricado e como é orçado o valor de cada obra

Para sanar a insegurança dos consumidores foram listadas algumas perguntas e respostas sobre as casas pré-moldadas de madeira. É importante lembrar que as moradias elaboradas pelas Casas Condor são produzidas com madeiras maciças, de origem controlada e devidamente registrada no Ibama.

  • O que pode ser considerado um imóvel pré-fabricado?

No setor da construção civil é considerado pré-fabricado tudo aquilo que é elaborado previamente em uma fábrica (sejam as placas de uma casa de madeira ou de cimento e até mesmo uma parede de concreto). Ou seja, o que é arranjado antecipadamente é enviado pronto para a obra.

No caso das paredes de madeira, sejam elas simples ou duplas, é exatamente isso: as pranchas são cortadas e marcadas, para que se identifique qual a posição de cada peça e somente após esse processo os itens serão destinados à obra. No local da construção resta que os itens pré-fabricados sejam lixados e envernizados, processo que faz parte do acabamento das peças.

  • Por que a madeira escolhida é a maciça?

Existem vários tipos de madeira, e o termo pré-fabricado de madeira maciça é dado para o sistema composto por uma peça inteira de madeira. Desta forma, em vez de adotar uma parede feita a partir de materiais frágeis, a Imbuia é utilizada pelos profissionais das Casas Condor de forma que componha parede dupla, o que automaticamente proporciona maior espessura. Esse fato resulta em uma construção mais robusta, pois a densidade da Imbuia é alta, significando maior resistência e durabilidade para a obra.

  • Qual a norma que regula a construção das casas de madeira?

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) possui a norma ABNT/CB-031 (elaborada pelo Comitê Brasileiro de Madeira). Esse regulamento compreende produtos madeireiros em geral, como madeiras serradas, chapas de compensado, painéis de fibras e particulados, cavacos de madeira; produtos de madeira, como portas, pisos, cruzetas, postes e carreteis; preservação e também o tratamento de produtos madeireiros e de madeira. Já a norma de desempenho ABNT/NBR 15.575 regula a utilização da madeira na construção civil.

  • Como é calculado o orçamento de uma casa pré-fabricada de madeira?

Tal qual a construção em alvenaria, em que o valor é definido por m², as casas de madeira maciça também podem ser orçadas dessa forma. Porém, para projetos especiais, existe um valor diferenciado, que se baseia nas especificidades e peculiaridades solicitadas, exigências de mão de obra e no consumo de material utilizado. Assim, cada moradia é orçada de maneira independente, seja por metro quadrado padrão ou considerando demandas especiais.

Entre em contato com as Casas Condor e faça o seu orçamento de acordo com as suas necessidades.

Por Caroline Nunes

Notícias

Você sabe o que é arquitetura vernacular?
Você sabe o que é arquitetura vernacular?

Conheça mais sobre essa modalidade de construção e como a madeira…

Churrasco em sua casa de madeira?
Churrasco em sua casa de madeira?

Churrasco em Casa de Madeira: veja ideias para implantar, na sua casa…

Tipos de Portas de Madeira
Tipos de Portas de Madeira

Saiba identificar as melhores opções de portas de madeira para ambientes…

Cuidado com pets em Casa de Madeira
Cuidado com pets em Casa de Madeira

Algumas medidas zelam pela segurança do animal e também pela integridade…

Faça seu Orçamento









Visite Nosso Show Room