Notícias

Dúvidas comuns sobre as casas de madeira

Dúvidas comuns sobre as casas de madeira

Veja a resposta para algumas dúvidas sobre esse tipo de edificação, tais como o que determina que o imóvel seja pré-fabricado e como é orçado o valor de cada obra

Para sanar a insegurança dos consumidores foram listadas algumas perguntas e respostas sobre as casas pré-moldadas de madeira. É importante lembrar que as moradias elaboradas pelas Casas Condor são produzidas com madeiras maciças, de origem controlada e devidamente registrada no Ibama.

  • O que pode ser considerado um imóvel pré-fabricado?

No setor da construção civil é considerado pré-fabricado tudo aquilo que é elaborado previamente em uma fábrica (sejam as placas de uma casa de madeira ou de cimento e até mesmo uma parede de concreto). Ou seja, o que é arranjado antecipadamente é enviado pronto para a obra.

No caso das paredes de madeira, sejam elas simples ou duplas, é exatamente isso: as pranchas são cortadas e marcadas, para que se identifique qual a posição de cada peça e somente após esse processo os itens serão destinados à obra. No local da construção resta que os itens pré-fabricados sejam lixados e envernizados, processo que faz parte do acabamento das peças.

  • Por que a madeira escolhida é a maciça?

Existem vários tipos de madeira, e o termo pré-fabricado de madeira maciça é dado para o sistema composto por uma peça inteira de madeira. Desta forma, em vez de adotar uma parede feita a partir de materiais frágeis, a Imbuia é utilizada pelos profissionais das Casas Condor de forma que componha parede dupla, o que automaticamente proporciona maior espessura. Esse fato resulta em uma construção mais robusta, pois a densidade da Imbuia é alta, significando maior resistência e durabilidade para a obra.

  • Qual a norma que regula a construção das casas de madeira?

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) possui a norma ABNT/CB-031 (elaborada pelo Comitê Brasileiro de Madeira). Esse regulamento compreende produtos madeireiros em geral, como madeiras serradas, chapas de compensado, painéis de fibras e particulados, cavacos de madeira; produtos de madeira, como portas, pisos, cruzetas, postes e carreteis; preservação e também o tratamento de produtos madeireiros e de madeira. Já a norma de desempenho ABNT/NBR 15.575 regula a utilização da madeira na construção civil.

  • Como é calculado o orçamento de uma casa pré-fabricada de madeira?

Tal qual a construção em alvenaria, em que o valor é definido por m², as casas de madeira maciça também podem ser orçadas dessa forma. Porém, para projetos especiais, existe um valor diferenciado, que se baseia nas especificidades e peculiaridades solicitadas, exigências de mão de obra e no consumo de material utilizado. Assim, cada moradia é orçada de maneira independente, seja por metro quadrado padrão ou considerando demandas especiais.

Entre em contato com as Casas Condor e faça o seu orçamento de acordo com as suas necessidades.

Por Caroline Nunes

Notícias

Dicas de iluminação para casas de madeira
Dicas de iluminação para casas de madeira

Lustres, pendentes e luminárias: você sabe a diferença?  A iluminaç…

Garagem: o que é necessário saber
Garagem: o que é necessário saber

Adapte esse espaço conforme as suas necessidades Parte importante…

Decks para casas de madeira
Decks para casas de madeira

Planeje o espaço e valorize o imóvel com essa opção de arquitetura…

Casa de madeira térrea ou sobrado?
Casa de madeira térrea ou sobrado?

Veja quais são as vantagens e desvantagens de cada modalidade de construção…

Faça seu Orçamento









Visite Nosso Show Room