FAQ | PERGUNTAS FREQUENTES

FAQ | PERGUNTAS FREQUENTES

Preparamos um conjunto de perguntas e respostas frequentes sobre Casa de Madeira, que coletamos durantes mais de 30 anos de experiência.

Clique sobre a pergunta e tire suas dúvidas sobre Casas de Madeira.

QUANTO TEMPO DURA UMA CASA DE MADEIRA?

Quando bem cuidada a madeira é um material muito resistente. Haja visto exemplos milenares como o templo japonês Horyu-ji construído no século VII, considerado a estrutura de madeira mais antiga do mundo. Portanto não existem limitações temporais para a madeira quando bem conservada. Casas construídas com madeira de lei duram tanto ou mais que uma de alvenaria, exigindo pouca manutenção. Com alguns poucos cuidados a casa de madeira dura gerações, sempre preservando o conforto e a beleza da madeira.

UMA CASA DE MADEIRA É “MELHOR” QUE UMA CASA DE ALVENARIA CONVENCIONAL?

O fato é que não existe uma construção melhor do que outra e sim aquela que se adapta melhor às suas expectativas e necessidades. Se você pretende construir e está em dúvida se deve investir em uma casa em alvenaria tradicional ou em uma pré-fabricada de madeira saiba que existem alguns fatores que podem ajudar a orientá-lo durante a escolha:

Visual: É preciso ter em conta que as casas de madeira possuem um visual rústico e marcante, portanto é preciso gostar do aspecto imponente que a construção apresentará, tanto fora como dentro do imóvel.

Tempo de construção: Se você busca agilidade e rapidez na construção optar por uma casa pré-fabricada de madeira pode ser uma opção interessante.

Precisão da obra: As casas pré-fabricadas de madeira apresentam um esquadro e prumo impecável, com paredes, tetos e cômodos completamente alinhados devido ao fato de serem produzidas industrialmente.

Agilidade de construção: As casas de alvenaria representam um tipo de obra muito mais fácil de lidar devido a sua popularidade e acessibilidade de material e mão de obra.


Agilidade de construção: As casas de alvenaria representam um tipo de obra muito mais fácil de lidar devido a sua popularidade e acessibilidade de material e mão de obra.

POSSO MISTURAR CONSTRUÇÕES DE ALVENARIA COM MADEIRA?

Sim, chamamos de casa mista, você pode aproveitar da melhor forma possível essa mistura e assim, utilizar das duas modalidades, para deixar sua obra ainda mais inovadora e criativa. Além disso, essa ideia vai te proporcionar economia de tempo e dinheiro.

A CASA DE MADEIRA PRÉ-FABRICADA É MAIS CARA QUE UMA CASA DE ALVENARIA CONVENCIONAL?

Hoje em dia os dois tipos de construções possuem custos equivalentes na maior parte do país. Em alguns casos é possível reduzir um pouco o custo das casas de madeira devido a seu curto tempo de construção, o que significa menos custo com mão de obra.

QUAL A ORIGEM DA MADEIRA?

Nossa madeira é de reflorestamento e totalmente certificada.

QUAIS ÓRGÃOS CERTIFICAM A MADEIRA UTILIZADA?

O Ibama certifica a madeira e a norma ABNT/NBR 15.575 regula a utilização da madeira na construção civil.

OS PROJETOS SÃO MODULARES?

Sim, cada projeto tem suas particularidades, porém muitas vezes ele pode ser desenvolvido de forma modular, ou seja, podemos fazê-lo crescer, tanto em tamanho quanto em funcionalidade, tudo isso de acordo com a necessidade do cliente e as características do terreno. Projetamos e construímos casas baseadas nos requisitos descritos pelos nossos clientes ou baseados na apresentação de uma planta de arquitetura. Além disso, disponibilizamos projetos de diferentes tipologias, em kit pronto a montar.

A CASA DE MADEIRA ESQUENTA MAIS QUE UMA CASA CONVENCIONAL?

A madeira é um isolamento térmico natural. O conforto numa casa de madeira é percebido através da manutenção da temperatura sempre estável, em qualquer época do ano. A capacidade da madeira de reter calor é 15 vezes menor que o cimento e 6 vezes menor que o tijolo. Na realidade, a madeira é um dos melhores isolantes naturais que existe. Tanto, que é utilizada, por exemplo, no revestimento dos cabos de panela.

A MADEIRA É TRATADA CONTRA CUPIM?

Sim, mesmo assim a Imbuia é chamada de dura e amarga e por isso não tem incidência de ataques por cupins. De toda forma, a aplicação correta do verniz aumenta a resistência da casa contra os insetos.

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO CONTRA CUPIM?

Na área externa, como nas moradias de construção tradicional, recomendamos a reaplicação do verniz a cada 5 anos. Nas paredes e tetos interiores, recomendamos o envernizamento a cada 15 anos.

A CASA DE MADEIRA SUPORTA UM SEGUNDO PAVIMENTO DEPOIS DE PRONTA?

Sim, pode ser sobrado, não haverá comprometimento com a estrutura já pronta.

QUAL O PRAZO DE GARANTIA DA CASA DE MADEIRA?

5 anos sem qualquer manutenção.

POR QUE OPTAR POR UMA CASA DE MADEIRA PRÉ-FABRICADA?

Rapidez incomparável na construção, preço garantido sem surpresas com relação ao custo no final da construção, facilidade de manutenção e baixos custos de preservação, muito mais fácil para realizar alterações futuras, conforto térmico superior (mais fresca no verão e mais quente no inverno), responsabilidade socioeconômica por um produto renovável, Pois não é oriundo de mineração como o aço e cimento das casas convencionais, que prejudicam o ambiente por não serem fontes renováveis.

QUANTO TEMPO DEMORA A CONSTRUÇÃO DE UMA CASA DE MADEIRA PRÉ-FABRICADA?

Uma casa de madeira leva de 50 a 60 dias para ficar pronta. Nesse período deverá estar concluído todo o projeto e a respectiva construção dos módulos da casa. Ela é depois entregue e montada por profissionais experientes na área. Ocasionalmente, dependendo da complexidade do projeto, o prazo poderá ser um pouco maior.

A CASAS CONDOR VISITA OS TERRENOS DOS CLIENTES?

A avaliação pode e deve ser feita antes do contrato assinado, com assinatura de carta proposta da visita técnica e/ou desenvolvimento do projeto.

POR QUE OPTAR POR PAREDES DUPLAS?

Esse sistema auxilia no isolamento acústico e térmico da residência. Além disso, oculta a parte elétrica e hidráulica da residência, e garante melhorias na estrutura da casa, até no caso de abalos sísmicos. O sistema de paredes duplas é mundialmente utilizado e consolidado em países como nos Estados Unidos, Canadá, entre outros.

UMA CASA DE MADEIRA PRÉ-MOLDADA É EFICIENTE NO QUESITO ISOLAMENTO ACÚSTICO?

Sim. A madeira por si só já é um isolante acústico, sendo comum a sua utilização em estúdios musicais, por exemplo. Tanto piso de madeira quanto o sistema de paredes duplas auxiliam para que o conforto acústico seja intensificado.

A MANUTENÇÃO PODE SER FEITA PELO PRÓPRIO MORADOR?

Sim. Ajustes simples na casa e envernizamento podem ser realizados pelo próprio morador. É claro que um profissional capacitado é sempre a melhor escolha, mas a casa de madeira é de fácil manutenção – basicamente a aplicação do verniz – o que facilita todo o processo.

COMO É CALCULADO O ORÇAMENTO DE UMA CASA PRÉ-FABRICADA EM MADEIRA?

Tal qual a construção em alvenaria, em que o valor é definido por m², as casas de madeira maciça também podem ser orçadas dessa forma. Porém, para projetos especiais, existe um valor diferenciado, que se baseia nas especificidades e peculiaridades solicitadas, exigências de mão de obra e no consumo de material utilizado. Assim, cada moradia é orçada de maneira independente, seja por metro quadrado padrão ou considerando demandas especiais.

UMA CASA DE MADEIRA PODE SER ADAPTADA PARA PESSOAS COM MOBILIDADE REDUZIDA?

Com certeza. Pensando em um projeto exclusivo e analisando o terreno é possível fazer as adaptações, tais como evitar desníveis ou aplicar rampas de acesso e alargar os corredores para a fácil passagem de uma cadeira de rodas, por exemplo.

Faça seu Orçamento









Visite Nosso Show Room