Notícias



Sustentabilidade: O que é e como fazer

Sustentabilidade: O que é e como fazer

Aprenda sobre o conceito e como ele é aplicado na edificação de casas de madeira

Pensar em sustentabilidade na construção civil em madeira ainda é desafiador, pois existe o senso comum crédulo de que é impossível utilizar desse material sem causar danos ao meio ambiente. Com isso em mente, uma série de matérias sobre sustentabilidade foi pensada, com o objetivo de desmistificar essa ideia e explicar conceitos sobre construção sustentável.

Esse conteúdo foi dividido em sete partes, que compõe a ideia de sustentabilidade e explica cada aspecto de forma individual. São eles: consumo consciente; normas reguladoras; novas tecnologias; gerenciamento de resíduos; modalidade de construção; gestão inteligente e uso sustentável da madeira.

O primeiro passo é compreender o que é sustentabilidade na construção civil, nesse caso, na edificação de casas de madeira. Lembre-se de que o conceito parte da premissa de que é necessário utilizar os recursos disponíveis no presente sem esgotá-los e comprometer o meio ambiente das gerações futuras.

Tendo em vista a forma que a construção civil é realizada, as Casas Condor buscam, junto à ética sustentável, a alternativa para que haja menos danos ao meio ambiente e à sociedade, além de custo reduzido e reaproveitamento de matérias que são descartados, muitas vezes sem cuidado algum. É importante ressaltar a edificação de uma casa de madeira é sustentável, pois a madeira é o único item renovável dentre os mais aproveitados na construção civil. Materiais como o aço e concreto emitem grande quantidade de CO² e outros poluentes na atmosfera. Já a madeira, utilizada para a construção de casas pré-moldadas, retira o CO² da atmosfera por meio de fotossíntese, que devolve o oxigênio à atmosfera e, consequentemente, diminui o efeito estufa. Além disso, a madeira não oxida e não apresenta problemas de corrosão.

As árvores absorvem naturalmente o carbono do meio ambiente no processo de crescimento e nutrição. Ao fazer uma casa de madeira, o carbono é armazenado nas pranchas, ou seja, uma casa de madeira é um estoque de carbono, enquanto uma casa e alvenaria não. Essa vantagem já cumpre os requisitos de construção sustentável.

Algumas ações, como o uso de madeiras certificadas pelo Ibama, de tintas sem solvente e materiais menos agressivos de forma geral, qualidade do ar e do espaço interno e redução de desperdícios com água e energia, como com um uso mais consciente dos ares condicionados, a inibição do uso desnecessário e simultâneo dos elevadores e a utilização de energia solar, podem fazer uma grande diferença no quesito sustentabilidade.

Além disso, que a verdade seja dita: pesquisas recentes indicam aumento de cerca de 5% dos gastos no processo de construção caso sejam feitos investimentos em sustentabilidade. Contudo, a economia a médio e longo prazo, que gira em torno de 30% nos gastos com água e energia, compensa a despesa extras durante o processo de edificação.

Veja a seguir algumas diretrizes a considerar para uma construção sustentável:

  • Pensar em longo prazo o planejamento da obra;
  • Eficiência energética;
  • Uso adequado da água e reaproveitamento;
  • Uso de técnicas passivas das condições e dos recursos naturais;
  • Uso de materiais e técnicas ambientalmente corretas;
  • Gestão dos resíduos sólidos. Reciclar, reutilizar e reduzir;
  • Conforto e qualidade interna dos ambientes;
  • Permeabilidade do solo;
  • Integrar transporte de massa e ou alternativos ao contexto do projeto.

A obra sustentável de uma casa de madeira deve aproveitar os passivos dos recursos naturais (como por exemplo, iluminação natural), racionalizar o uso de energia, prover sistemas e tecnologias que permitam redução no consumo de água (reuso, aproveitamento da água de chuva), contemplar áreas para coleta seletiva de lixo (reciclagem) e criar ambientes saudáveis, utilizando tecnologias para regular acústica e temperatura.

Na próxima matéria desta série sobre sustentabilidade veja maneiras de ter um consumo consciente na construção.

Por Caroline Nunes

Notícias

Casa de Madeira: adequada a qualquer região
Casa de Madeira: adequada a qualquer região

A ideia de que, em locais de alta umidade ou em regiões litorâneas,…

Você sabe o que é arquitetura vernacular?
Você sabe o que é arquitetura vernacular?

Conheça mais sobre essa modalidade de construção e como a madeira…

Churrasco em sua casa de madeira?
Churrasco em sua casa de madeira?

Churrasco em Casa de Madeira: veja ideias para implantar, na sua casa…

Tipos de Portas de Madeira
Tipos de Portas de Madeira

Saiba identificar as melhores opções de portas de madeira para ambientes…

Faça seu Orçamento









Visite Nosso Show Room