Notícias



Sustentabilidade: novas tecnologias

Sustentabilidade: novas tecnologias

É importante raciocinar e enxergar opções tecnológicas como auxílio na hora de construir uma casa de madeira, implantando medidas que contribuam para a preservação do meio ambiente

O aço e o concreto tomaram conta da construção civil pelo mundo durante muitos anos. Porém, um movimento de valorização da madeira vem crescendo em diversos países e as tecnologias que surgem por meio dessa apreciação podem mudar o rumo das novas construções, facilitar projetos diversificados e ainda preservar o meio ambiente.

A madeira é um material com inúmeras vantagens de uso: ela permite precisão de corte, tem uma performance estrutural melhor, é versátil, diminui o tempo de construção, é sustentável, 100% renovável e ainda gera uma economia em torno de 30% no custo total da obra a médio e longo prazo. Com tantas vantagens e novas tecnologias disponíveis, como a construção de imóveis pré-fabricados em madeira, o interesse de engenheiros e arquitetos por essa matéria-prima vem aumentando significativamente. Casa de madeira pré-fabricada é uma modalidade de construção em que as peças que compõem a residência são preparadas para que se encaixem perfeitamente umas nas outras. A vantagem desse estilo de edificação é, principalmente, a rapidez para montar a casa.

Se utilizada da maneira adequada nos sistemas construtivos, a madeira pode ajudar na gestão e conservação das florestas; auxiliar na manutenção da biodiversidade e ser uma ferramenta no combate aos prejuízos causados pelas mudanças climáticas, visto que a madeira estoca carbono que seria lançado na atmosfera.

Além de uma casa pré-fabricada em madeira, é possível investir em sustentabilidade e contribuir mais com o meio ambiente com a implantação de telhados verdes. Dispostos em coberturas de residências, escritórios e qualquer outro tipo de edificação, os telhados verdes permitem a colocação de solo e vegetação em uma camada impermeabilizada sobre as construções.

De acordo com informações divulgadas pela World Nuclear Association, a proposta dos telhados verdes é diminuir significativamente a poluição em grandes centros urbanos.

Uma das vantagens desse sistema é que a inércia térmica da terra e a água proveniente dos vegetais da cobertura geram propriedades que melhoram a qualidade de vida do usuário que transita nesse ambiente. Além disso, a o telhado verde não propaga calor como os sistemas de coberturas mais comuns, como a laje ou telhas convencionais; absorve até 90% mais a temperatura que os sistemas convencionais, fazendo com que o calor não seja difundido para o interior da construção. Ademais, as plantas produzem oxigênio, o que melhora a qualidade do ar das proximidades.

Tecnologia e obra combinam muito bem

O gerenciamento correto do canteiro e das etapas de uma obra pode ser otimizado com o auxílio de softwares. Eles não apenas contribuem para a sustentabilidade na construção civil, reduzindo o número de papéis por exemplo, mas também diminuem o custo final das edificações.

Atualmente, há diversos softwares para smartphones e tablets que auxiliam na elaboração de projetos e no acompanhamento das obras, tornando mais fácil e assertivo o cálculo da quantidade de materiais usados, o tempo de construção, entre outros fatores importantes.

Como se não bastasse isso, a adoção de um sistema inteligente de gestão também reduz o volume de documentos impressos. Até porque dados importantes, antes eram registrados somente com papel e caneta, agora podem ser obtidos digitalmente. Seja na confecção de planilhas de custos, em vistorias de rotina ou em diversos outros cálculos.

Softwares 3D, grandes tecnologias de conexão, melhor performance na utilização de recursos e a madeira sendo usada de forma consciente são exemplos do que há de novo no mercado.

Na próxima matéria da série sobre sustentabilidade aprenda sobre o gerenciamento adequados dos resíduos de uma obra.

Por Caroline Nunes

Notícias

Combinando a madeira com as cores
Combinando a madeira com as cores

A perfeita combinação da madeira com as cores: aproveitando a variedade…

Home Office e Casas de Madeira
Home Office e Casas de Madeira

Home office, trabalhar em casa, tem suas vantagens, ainda mais em…

Piscina com areia da praia
Piscina com areia da praia

O charme do ambiente praiano combina perfeitamente com uma casa de…

Sustentabilidade: uso da madeira
Sustentabilidade: uso da madeira

Laminados, casas pré-fabricadas e painéis estruturados fazem parte…

Faça seu Orçamento









Visite Nosso Show Room