Notícias



Sustentabilidade: novo tipo de construção

Sustentabilidade: nova modalidade de construção

Você sabia: políticas públicas também incentivam a prática, com a criação de linhas de crédito específicas para esse estilo de edificação

Definida como construção sustentável, a ideia de investir em obras sustentáveis parte da premissa de um espaço que deve utilizar processos de sustentabilidade na construção civil em toda a sua concepção, construção e operação, gerando benefícios econômicos e à saúde.

Essa modalidade de construção conta com requisitos de segurança, praticidade e conforto necessários em uma obra, além de fornecer uma alta qualidade de vida para seus moradores. O preço dos materiais utilizados nesse tipo de projeto, como o tijolo ecológico, é significativamente menor. Uma vez que a produção é diferente dos demais materiais convencionais, os quais são queimados para ficarem prontos. Para casas de madeira, esse conceito aposta em modelos residências pré-fabricadas em madeira que, com peças feitas sob medida, evitam o desperdício de material, como o sistema wood frame. Além disso, somente madeiras certificadas se enquadram na proposta.

O impacto gerado para a natureza e as comunidades ao seu redor é mínimo, e a economia de recursos, como água e energia elétrica, é notória. A própria obtenção e manutenção de insumos respeita os principais padrões de sustentabilidade na construção civil, por meio de procedimentos de extração e fabricação que permitem a recuperação das jazidas.

Basicamente, o conceito visa uma moradia – seja uma casa de madeira ou de alvenaria – ou qualquer espaço/ambiente que é construído pensando na sustentabilidade social, ambiental e econômica, desde a sua concepção, construção e durante a toda a sua operação. No Brasil, esse tipo de construção é certificado pela organização não governamental Green Building Council Brasil. De acordo com a GBCB, mais de mil construções já possuam certificação sustentável, o que deixa o Brasil na 4ª posição mundial.

A certificação dada pela GBCB, chamada de LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), avalia os investimentos e esforços sustentáveis que perpassam obras de eficiência energética e hídrica, gestão de resíduos, na qualidade ambiental de interiores e na inovação de processos. Para a GBCB, os benefícios de uma construção sustentável são inúmeros e percorrem valores econômicos, sociais e ambientais.

Como benefícios ambientais, são levados em conta o uso racional e a redução da extração dos recursos naturais, a redução e o consumo eficiente de água e energia, o uso de materiais e tecnologias de baixo impacto ambiental entre outros. No âmbito social, os benefícios são: melhora na segurança da saúde dos ocupantes, inclusão social e aumento do senso de comunidade, conscientização socioambiental, aumento da produtividade do funcionário alocado – devido ao crescimento da satisfação e do bem-estar, entre muitos outros. No final das contas, seus colaboradores vão ter prazer em trabalhar com você e vão dizer isso aos quatro ventos, agregando valor à sua empresa.

Diversas empresas já estão se adaptando a essa exigência de mercado e investindo em construções sustentáveis. Elas instalam painéis solares, telhados verdes, adquirem máquinas e equipamentos mais modernos que gastam menos energia, realizam a reciclagem e destinação correta de todos os tipos de materiais.

Políticas públicas também incentivam a prática, com a criação de linhas de crédito específicas com foco em sustentabilidade. O BRDE possui um programa chamado Produção & Consumo Sustentáveis, que oferece financiamentos para empresas com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do presente e do futuro.

Mesmo que projetos de construção civil não sejam o foco do programa BRDE PCS, o banco financia equipamentos de geração e conservação de energia, gestão de resíduos, máquinas novas e mais eficientes, sistemas informatizados de gestão e controle, entre outros.

Confiar em uma empresa que produz casas de madeira e que investe em métodos construtivos sustentáveis é garantir qualidade de vida para si e para as futuras gerações.

Na próxima matéria, entenda o que é uma gestão inteligente no que tange a sustentabilidade.

Por Caroline Nunes

Notícias

Combinando a madeira com as cores
Combinando a madeira com as cores

A perfeita combinação da madeira com as cores: aproveitando a variedade…

Home Office e Casas de Madeira
Home Office e Casas de Madeira

Home office, trabalhar em casa, tem suas vantagens, ainda mais em…

Piscina com areia da praia
Piscina com areia da praia

O charme do ambiente praiano combina perfeitamente com uma casa de…

Sustentabilidade: uso da madeira
Sustentabilidade: uso da madeira

Laminados, casas pré-fabricadas e painéis estruturados fazem parte…

Faça seu Orçamento









Visite Nosso Show Room