Notícias

Tipo de madeira para construir uma casa?

Qual o tipo de madeira para construir uma casa pré-fabricada?

Existem materiais que são resistentes ao tempo e possuem versatilidade, como é o caso da Imbuia, matéria prima utilizada para a fabricação das casas pré-moldadas da Condor; conheça sete tipos de madeiras e o local correto onde elas devem ser aplicadas. Então, qual o tipo de madeira para construir uma casa pré-fabricada?

A madeira é o material mais importante na construção de casas pré-fabricadas, trazendo consigo conforto e aconchego para o ambiente. Essa modalidade de edificação combina com diversos arranjos decorativos e sua matéria prima pode ser encontrada de maneira natural ou em formas industrializadas.

Mas afinal, quais são os tipos de madeiramentos que podem ser utilizados na elaboração de uma casa pré-moldada? Será que todo tipo de madeira pode ser usado para essa finalidade?

Para responder essa questão, foram listados sete tipos de madeira, levando em consideração suas cores, resistência e aplicabilidade. Se você está pensando em utilizá-las na sua casa e está na dúvida de qual tipo escolher, seja para a construção de uma casa pré-fabricada em madeira ou na decoração, confira abaixo as mais utilizadas.

Imbuia

A cor da Imbuia, utilizada para a construção das casas pré-fabricadas em madeira da Condor, varia do pardo-claro-amarelado ao pardo-acastanhado. Esse material possui densidade satisfatória e é, segundo o Instituto de Pesquisa e Tecnologia (IPT), firme ao corte. Versátil, a Imbuia é considerada altamente resistente ao ataque de cupins e possui boa impermeabilidade, o que gera a baixa propensão à umidade.

Apesar de sua resistência natural, a Imbuia é fácil de ser trabalhada, proporcionando bom acabamento. Produtos como verniz e tinta secam rapidamente e são bem absorvidos, mantendo a solidez da cor.

Cerejeira

Seu tom natural varia entre o marrom e o amarelo claro. As principais características da Cerejeira são a durabilidade e a maciez ao corte. Esse tipo de madeira também é bastante utilizado na fabricação de móveis decorativos.

Pinus

Essa madeira pode ser utilizada de diversas formas, como ripas, rodapés e forros, além de ser fácil de trabalhar. Para quem deseja um ambiente neutro, sua tonalidade suave é uma boa sugestão para espaços com decoração clássica ou vintage.

Angelim Pedra

Madeira de cor castanho avermelhado possui densidade média e é dura ao corte, além de ter textura grossa, de aspecto fibroso. É muito durável em relação a fungos e resistente a cupins. Fácil de ser trabalhada, a Angelim Pedra costuma ser usada na fabricação de móveis devido à sua durabilidade.

Ipê

Essa madeira tem a cor parda-acastanhada, é muito pesada e dura, com alta resistência mecânica. É firme ao ataque de insetos e ao apodrecimento, por essa razão é bastante utilizada em móveis.

Freijó

O Freijó tem uma superfície lustrosa e, por isso, é uma madeira de alta qualidade para móveis finos. Na construção, é empregado em portas, venezianas, molduras, painéis, forros ou como uma alternativa para o teto do imóvel.

Goiabão

É comumente aplicada na construção em vigas, caibros e revestimento de portas. Na parte de dentro da residência pode ser empregada em painéis, forros, assoalhos e móveis. Deve-se ter cuidado extra com essa madeira, pois ela possui baixa resistência a fungos e cupins.

Ainda em dúvida sobre adquirir uma casa pré-fabricada de madeira? Confira quais as vantagens de optar por esse tipo de imóvel em vez de uma residência tradicional de alvenaria.

Por Caroline Nunes

Notícias

Você sabe o que é Orientação Solar?
Você sabe o que é Orientação Solar?

Saber os pontos em que o sol bate é importante na hora de construir e…

Condor Lança Kits de Casa de Madeira
Condor Lança Kits de Casa de Madeira

A Condor lança os Kits Casa de Madeira. Agora você pode construir seu…

Casa de Veraneio: excelente opção de lazer
Casa de Veraneio: excelente opção de lazer

Nada melhor do que ter um local somente para o descanso e momentos de…

Seguro residencial: tudo que você precisa saber
Seguro residencial: tudo que você precisa saber

É importante se precaver contra possíveis incidentes e garantir…

Faça seu Orçamento









Visite Nosso Show Room