O charme do ambiente praiano combina perfeitamente com uma casa de madeira

Imagine uma pesquisa que pergunte sobre o sonho de consumo dos brasileiros. Com certeza, ter uma casa na praia estará dentre eles. Mas por acaso você já imaginou em ter uma piscina com areia da praia compondo o quintal da sua casa de madeira? Sim, isso é possível!

Graças à tecnologia moderna, essas pessoas agora podem optar por cumprir esse desejo em que pensaram tanto. A grande maioria das pessoas constrói essas piscinas com areia e concreto para simular uma lagoa natural ou uma praia do mar. Além disso, incluem-se algumas rochas para dar uma aparência o mais natural possível. O charme dessas piscinas é que são muito fáceis de manter, pois seus materiais não requerem máquinas complexas para limpá-las. Basta usar uma mangueira. Além disso, esteticamente, elas combinam muito bem com uma casa de madeira projetada sob medida, que oferece o espaço necessário para a elaboração desse projeto no quintal.

Você sabia?

Existem profissionais que dedicam seu tempo à construção / adaptação dessas piscinas naturais, levando cerca de 30 dias para concluir todo o processo. E a verdade é que vale a pena, pois outra vantagem desse tipo de piscina é a sua segurança: a entrada para a água é como se fosse uma praia, em que você caminha devagar por uma rampa de areia muito macia, sem precisa de escadas.

O mais importante é ter em mente que piscinas de areia são inovadoras e seus projetos são originais. As formas e desenhos precisam se adaptar ao espaço desejado a elas. O ideal é construir a piscina em declive suave, simulando o ambiente natural de uma praia e lagoa. E isso, a depender da profundidade desejada para a piscina, requer um espaço maior quando comparado ao de uma piscina tradicional.

Também é necessário considerar os elementos preexistentes no ambiente em que iremos implantar a piscina, como o paisagismo do local. O interessante é que a piscina se adapte o máximo possível ao que já existe, sem a necessidade de refazer tudo.

Outra questão é em relação ao terreno. Muitas vezes, um profissional precisa analisar antes de iniciar a construção, caso contrário, podemos perder todo o projeto e ainda enfrentar graves problemas.

Como fazer?

O primeiro a se fazer é escavar o local onde a piscina será implantada. É muito importante já ter em conta a profundidade e o grau de desnível para oferecer a sensação de estar em uma praia.

Após assegurar que o chão e as paredes estão completamente compactados, deve-se recobri-los com uma manta metálica, como forma de garantir a estabilidade. Nesse momento deve ser feita a instalação dos encanamentos e do sistema de filtragem de água. Se tiver intenção, poderá implantar um sistema de ondas artificiais.

Crie o formato da piscina conforme o desejado. Piscinas de areia têm a possibilidade de formas bem diferenciadas e criativas em relação às tradicionais. O interessante é que não tenham arestas ou ângulos retos e sejam ovais ou semicirculares.

Uma base de concreto armado tanto para o piso quanto as paredes recobrindo toda a piscina. A partir daí deve-se usar um material impermeável para evitar que a água escape. Existem vários tipos de impermeabilizantes para piscinas no mercado, você pode optar por aquele que mais te agrade.

E não se esqueça que…

Esse tipo de piscina não tem escadas, portanto, deve-se deixar um espaço para a entrada natural (aquela do declive).  A entrada precisa ser grande o suficiente para permitir a sensação de se estar em uma praia.

Finalizada a parte de impermeabilizar a piscina de areia, é hora do mais interessante: a areia. Deve-se cobrir parte da parede da piscina com areia, principalmente a grande entrada natural e o chão do jardim ao redor. É recomendado que não se apenas jogue a areia ao redor da piscina, vamos compactá-la e fixá-la com potentes fixadores. O essencial é que a adesão da areia resista às intempéries (sol, chuva, frio). Também precisa estar aderida o suficiente para o uso de máquinas de jato pressurizado para a limpeza.

Juntar o charme de uma casa pré-fabricada em madeira com a leveza de uma piscina com areia da praia é com certeza uma boa ideia. Inspire-se!

Por Caroline Nunes