Notícias

O que é uma Casa de Madeira pré-fabricada?

O que é uma Casa de Madeira pré-fabricada?

Entenda essa modalidade de construção

Para desmistificar o termo “pré-fabricado” é necessário ir por partes. Primeiramente, uma casa de madeira pré-fabricada é uma modalidade de construção em que as peças que compõem a residência são preparadas para que se encaixem perfeitamente uma nas outras. A vantagem desse estilo de edificação é, principalmente, a rapidez para montar a casa.

Normalmente, quando se trata de moradias feitas com madeira, surgem perguntas comuns. Uma dessas perguntas recorrentes é se as áreas úmidas da casa são construídas em madeira também ou se há risco de umidade por toda a casa. A resposta é: não. As áreas úmidas da casa – como o banheiro e a cozinha – são feitas de alvenaria tradicional justamente para evitar qualquer tipo de infiltração de água na madeira.

Além disso, muito se questiona sobre a infestação de cupins em casas de madeira. Essa informação não passa de um mito, pois com a imbuia, madeira utilizada na construção, é um repelente natural de cupins e ainda com a manutenção correta, utilizando apenas um produto – que é o verniz – é possível evitar que os insetos façam ninhos, lembrando que essa aplicação pode ser feita a cada cinco anos.

Outra questão recorrente é que a casa de madeira fica feia com o passar dos anos. Bem, essa é outra desinformação. Claro que isso depende principalmente do zelo do próprio morador, seja ele dono de uma casa de madeira ou de uma edificação de alvenaria. Entretanto, a madeira é bonita por si só e com alguns simples cuidados de manutenção ela apresenta resultados satisfatórios no quesito durabilidade, mesmo em áreas que sofrem com abalos sísmicos, por exemplo. Países como Japão e Estados Unidos da América adotaram essa modalidade de edificação há muitos anos para poder usufruir principalmente de sua resistência contra desastres naturais.

Se comparada com uma obra realizada em alvenaria tradicional, as casas de madeira oferecem mais vantagens na execução:

  • Melhor custo benefício: gasta-se menos com a construção devido à economia em materiais e o menor tempo da execução.
  • .Projetos exclusivos: Existe liberdade para planejar a casa. A construção se dá em um sistema estrutural bem definido, portanto possibilita praticamente qualquer projeto.
  • Obra mais limpa: Como o material a ser utilizado na obra já vem praticamente pronto, há pouca sobra de materiais na obra.
  • Construção sustentável: Toda a madeira utilizada é acompanhada pelo documento de origem florestal e controlada pelo Ibama, então é uma madeira legal. Além disso, com a adoção de paredes duplas de madeira se reduz drasticamente a utilização de cimento na obra, material esse que gera muito mais poluição em sua cadeia produtiva que a madeira.

Aproveite essas informações e sinta-se seguro para planejar o seu futuro imóvel.

Por Caroline Nunes

Notícias

Conheça o sistema TurnKey, usado pela Condor
Conheça o sistema TurnKey, usado pela Condor

Conheça essa modalidade de construção e veja quais as razões de confiar…

Como ter segurança em uma casa de madeira?
Como ter segurança em uma casa de madeira?

Confira quatro dicas para ficar despreocupado e manter o seu lar seguro…

Trâmites legais para a construção de uma casa
Trâmites legais para a construção de uma casa

Cada município possui um conjunto de regras para quem pretende iniciar…

O charme especial da decoração rústica
O charme especial da decoração rústica

É possível adaptar esse estilo campestre para ambientes urbanos;…

Faça seu Orçamento









Visite Nosso Show Room