Notícias



O charme especial da decoração rústica

O charme especial da decoração rústica

É possível adaptar esse estilo campestre para ambientes urbanos; veja dicas

Tem gente que acredita que a decoração rústica tem endereço certo: as casas de campo e as fazendas. Mas a realidade é que essas fronteiras já foram ultrapassadas há muito tempo e hoje em dia é mais do que normal usar peças e móveis de acabamento bruto e design simples para ambientar todos os estilos de lares – sejam eles rodeados pela natureza ou pelo concreto da cidade.

A estética rustica, que naturalmente se adapta à uma casa pré-fabricada em madeira, tem sua história enraizada nas residências campestres. Os camponeses precisavam solucionar todos os tipos de dilemas rotineiros de forma criativa, usando materiais que estavam ao seu alcance em abundância. Essas matérias-primas, então, vinham diretamente das matas dos arredores para os ambientes internos da casa.

O estilo rústico se caracteriza pelo visual inacabado, pela predominância da madeira – muitas vezes aquelas mais desgastadas, como a de demolição – uso de pedras e de outras texturas naturais, e da produção artesanal. Ou seja: para ter uma casa pré-moldada rústica é necessário se ater a três materiais essenciais: a madeira, as pedras, comumente utilizadas no quintal e jardim, e o ferro, em detalhes espalhados pela residência.

Para decorar a sua casa na cidade com o clima do interior o ideal é investir em detalhes da decoração. Entretanto, se existe a possibilidade de construir a casa rústica do zero, a primeira sugestão é optar por um imóvel pré-moldado em madeira.

Contudo, quem tem uma casa urbana e deseja adicionar elementos rústicos, o papel de parede que imita tijolinhos é uma boa pedida, pois deixa o ambiente com características mais campestres.

Móveis de pallets e caixotes de madeira são opções ótimas e baratas para esse estilo de decoração. É possível usá-los como mesa de centro, criado mudo e até mesmo vasos de plantas.

Além disso, a madeira de demolição se adapta muito bem ao banheiro. A sugestão para revestir esse ambiente naturalmente úmido é optar por cerâmicas que imitam a madeira.

Para a sala de estar sugere-se quadros e candelabros, pois deixam a decoração rústica com um estilo mais luxuoso. Ademais, um toque de xadrez pode estar presente em almofadas e estofados e, para completar o ambiente, é possível instalar uma lareira.

Na cozinha rústica ou sala de jantar é clássico o uso de mesas de madeira maciça com bancos do mesmo material.

Lembre-se: não é preciso estar no interior para ter o aconchego rústico dentro da sua casa de madeira.

Por Caroline Nunes

Notícias

Sustentabilidade: uso da madeira
Sustentabilidade: uso da madeira

Laminados, casas pré-fabricadas e painéis estruturados fazem parte…

Sustentabilidade: gestão inteligente
Sustentabilidade: gestão inteligente

A importâncias das normas ABNT para uma construção sustentável Como…

Sustentabilidade: novo tipo de construção
Sustentabilidade: novo tipo de construção

Você sabia: políticas públicas também incentivam a prática, com…

Sustentabilidade: gerenciamento de resíduos
Sustentabilidade: gerenciamento de resíduos

Os objetivos prioritários de uma obra devem ser a diminuição de descartes,…

Faça seu Orçamento









Visite Nosso Show Room