Notícias

Modelos de casas pré-fabricadas de madeira

Conheça os modelos de casas pré-fabricadas de madeira

Chalés? Pré-fabricadas em madeira? Casa rústica? Veja a lista de cinco tipos de moradias e qual delas faz mais o seu estilo. Conheça os modelos de casas pré-fabricadas de madeira

O crescimento no mercado de construções em madeira tem sido notado em todo o mundo, porém de forma mais acentuada na Europa. Existem diversos fatores para isso, entre eles o melhor desempenho térmico, eficiência nos métodos de produção, como as casas pré-moldadas de madeira, e ganho para o meio ambiente em substituir os materiais de construção convencionais.

Confira a seguir cinco tipos de casas de madeira e as regiões em que elas são mais construídas:

Casas de madeira pré-fabricadas

As casas pré-fabricadas de madeira já são a primeira opção de moradia em países da Europa, nos Estados Unidos e na China há anos. Mais econômicas e fáceis de construir do que uma edificação tradicional de alvenaria, as pré-moldadas também estão adquirindo espaço no mercado brasileiro de construção civil.

As casas pré-fabricadas têm seus elementos produzidos industrialmente antes das obras terem início. As peças são conduzidas até o canteiro de obras e, com o uso de mão de obra adequada, são montadas de acordo com o projeto escolhido especialmente pelo cliente. De tal modo, é possível pensar em infinitos desenhos, tamanhos e formas de utilização. Se um casal com dois filhos tiver mais um, por exemplo, é fácil e rápido adicionar mais um quarto à casa, sem a necessidade de quebrar paredes ou fazer avaliações estruturais do imóvel para uma reforma.

O mais interessante é que os módulos pré-fabricados também podem ser utilizados para a construção de edifícios de pequeno e médio porte e até em obras de infraestrutura, como pontes e galpões. As peças são versáteis, podendo ser adaptadas a outros materiais, como aço, vidro e concreto. Existe também a possibilidade de construção de escritórios, hotéis e até edifícios residenciais nessa modalidade de edificação.

Casas rústicas de madeira

Madeiras de demolição são comumente escolhidas para esse tipo de projeto por conta da aparência, que traz a sensação de aconchego. Para manter o estilo campestre da casa rústica, a preservação da madeira em sua cor original também costuma ser a opção para destacar os possíveis detalhes do projeto, como janelas, portas e calhas.

Esse tipo de moradia costuma ser unanimidade mesmo entre pessoas de diferentes estilos, principalmente em países como Alemanha, Áustria e Suíça. Ela também se harmoniza com a natureza o que, no entanto, não quer dizer que este tipo de casa seja avesso às combinações de materiais e estilos. Existem modelos de casas rústicas de madeira tradicionais e orientais, casas com detalhes em cor ou em materiais naturais como pedra, outras com varandas, terraços e pérgolas, enfim, várias possibilidades de customização.

Casas de madeira simples

Normalmente esse tipo de moradia é composto pela madeira pínus, que é fácil de trabalhar e envernizar.  O material costuma ser mais barato e é uma boa opção para quem quer um lar aconchegante e simples.

A fachada do domicílio costuma manter a cor original da madeira.  Aconchegante, este tipo de imóvel é construído rapidamente e é projetado de acordo com as necessidades do cliente. Os países que mais aderiram a essa modalidade são: Portugal, Espanha e China.

Casa de madeira moderna

A maior adesão a esse estilo de moradia é no Japão, Inglaterra e Estados Unidos. Esse tipo de casa costuma buscar a integração com o ambiente em que está localizado, mesclando materiais como vidro e aço. Para o design da fachada é comumente proposto o estilo contemporâneo, que segue a tendência de telhados com caimento para transmitir a personalidade da construção predominantemente de linhas retas.

Desta forma, muitos projetos são concebidos visando sofisticação e otimização do espaço, principalmente em países orientais onde os lotes de terra à venda são pequenos.

Casas de madeira roliça ou chalés

Uma casa deste tipo necessita de um alicerce mais elaborado do que uma casa convencional, porque uma parede de troncos, normalmente, tem um peso quatro vezes superior a uma parede de tijolos. A região Sul do Brasil aderiu a essa prática, assim como o Chile.

A escolha do material cilíndrico consegue mudar totalmente o visual da casa. Para esse projeto, busca-se de visual mais arrojado. Esse estilo de matéria-prima também pode ser usado na construção de sobrados e até para fazer o guarda-corpo da sacada que fica no andar superior, o que mantém equilíbrio em todo o lar.

Ao todo, essas moradias resultam em um apoio muito maior para a sustentabilidade do planeta, pois as edificações são construídas com materiais renováveis.

Por Caroline Nunes

Notícias

Conheça o sistema TurnKey, usado pela Condor
Conheça o sistema TurnKey, usado pela Condor

Conheça essa modalidade de construção e veja quais as razões de confiar…

Como ter segurança em uma casa de madeira?
Como ter segurança em uma casa de madeira?

Confira quatro dicas para ficar despreocupado e manter o seu lar seguro…

Trâmites legais para a construção de uma casa
Trâmites legais para a construção de uma casa

Cada município possui um conjunto de regras para quem pretende iniciar…

O charme especial da decoração rústica
O charme especial da decoração rústica

É possível adaptar esse estilo campestre para ambientes urbanos;…

Faça seu Orçamento









Visite Nosso Show Room