Notícias



Mitos e verdades das casas pré-fabricadas de madeira

Mitos e verdades, Casas Pré-fabricadas, madeira

Frágil? Cara? Difícil manutenção? Nada disso! Veja a desmistificação de assuntos relacionados às casas de madeira. Os mitos e verdades sobre as Casas de Madeira.

  • Madeira é mais cara do que alvenaria?

Não. No Brasil é comum que as casas sejam construídas na modalidade alvenaria. Entretanto, se o morador botar o valor da obra na ponta do lápis, perceberá que a casa pré-fabricada de madeira sai com custo bem mais em conta do que a de alvenaria. Isso se dá devido à baixa perda de materiais – pois as peças que compõem as casas pré-fabricadas de madeira são encomendadas de acordo com as necessidades do cliente. Saber quanto se irá gastar antes da moradia estar pronta também contribui para um orçamento mais enxuto. A dica é que o consumidor compare o m² de madeira com o m² de tijolos.

Sim. Em média, uma casa pré-fabricada de madeira fica pronta 40% mais rápido do que a tradicional de alvenaria. Além disso, deve-se levar em consideração que as tecnologias para essa modalidade de construção foram melhorando com o tempo e, consequentemente, os projetos estão sendo elaborados para garantir eficiência, rapidez, eficácia e segurança.  As etapas da construção de uma casa de alvenaria dependem do clima, da secagem do cimento e do concreto. Enquanto isso, na casa de madeira, o clima só será relevante quando o morador for realizar o processo de envernização/impermeabilização da casa, sendo que a madeira já vem tratada contra a umidade de fábrica.

  • As casas pré-fabricadas em madeira possuem resistência contra desastres sísmicos, como tremores?

Sim, principalmente se o morador optar por paredes duplas. Essas divisórias, combinadas à boa estruturação do imóvel, aumentam a resistência da casa, além de proporcionarem sofisticação ao ambiente. O Japão opta por casas de madeira principalmente pela segurança que elas transmitem contra desastres naturais. As casas de alvenaria cedem primeiro e as casas de madeira sequer são danificadas.

  • A madeira irá estragar com o tempo?

Com o devido cuidado, não. Existem construções de madeira que já têm mais de 1.300 anos e continuam intactas, como é o caso do templo Horyu-ji, no Japão. Além disso, o verniz protege o material e deve ser aplicado, em média, a cada 10 anos, para manter a conservação e evitar a presença de cupins em madeiras sensíveis a este inseto, por exemplo.

  • A madeira é resistente o suficiente para ser o material principal da construção de uma casa?

Sim. Ela é mais forte do que outros materiais de construção, principalmente a Imbuia. No mais, a madeira também é versátil, contando com inovações tecnológicas, que permitem ainda maior liberdade de design.

  • É muito difícil fazer modificações nas casas de madeira?

Não. Você nunca estará preso a um projeto de casa de madeira. Fazer alterações durante a construção é simples e barato, quando comparado a outros materiais. Ao contrário de uma casa de alvenaria, em que os erros e alterações geram desperdício, as alterações nas casas de madeira podem ser facilmente “recicladas”.

  • Essa modalidade de construção é sustentável?

Sim. Casas pré-moldadas de madeira são benéficas ao meio ambiente. Isso porque para sua criação, menos gás carbônico é produzido pelas empresas e durante a construção há menos desperdício de energia. Além disso, a casa de madeira é um grande armazém de CO², já que essa substância fica preservada no interior das tábuas, durante toda a vida da casa. Vale ressaltar também que casas de madeira são isolantes térmicos e acústicos naturais.

Por Caroline Nunes

Notícias

Você sabe o que é arquitetura vernacular?
Você sabe o que é arquitetura vernacular?

Conheça mais sobre essa modalidade de construção e como a madeira…

Churrasco em sua casa de madeira?
Churrasco em sua casa de madeira?

Churrasco em Casa de Madeira: veja ideias para implantar, na sua casa…

Tipos de Portas de Madeira
Tipos de Portas de Madeira

Saiba identificar as melhores opções de portas de madeira para ambientes…

Cuidado com pets em Casa de Madeira
Cuidado com pets em Casa de Madeira

Algumas medidas zelam pela segurança do animal e também pela integridade…

Faça seu Orçamento









Visite Nosso Show Room