Notícias

Igreja norueguesa de madeira resiste ao tempo

Igreja norueguesa de madeira resiste ao tempo

O santuário Urnes, edificado no século XII, mescla arquitetura cristã e viking

Durante a Idade Média, um novo tipo de técnica de construção de madeira tornou-se popular em todo o noroeste da Europa, especialmente na Noruega. Graças ao interesse dos vikings em arquitetar embarcações e casas, a tradição de construir a partir da madeira aprimorou-se e ganhou popularidade na região.

Existem vários tipos de templos de madeira na Noruega, porém o elemento comum a todas é a especificidade da técnica empregada na construção de pilares (staves) e do esqueleto que sustenta a toda estrutura de madeira utilizando tábuas na parede e as fundações, formadas a partir de pedras, que servem para que para que os pilares não apodreçam. A estrutura das paredes, que se assemelha à forma dos arcos encontrados em barris ou baldes, com o uso de várias tábuas de madeira lado a lado, originou o nome das igrejas: “stave churches”.  O método mostrou-se tão eficaz que muitas igrejas construídas no século 12 ainda estão de pé.

Um dos exemplos dessa modalidade de edificação é a igreja de Urnes (em norueguês, Urnes stavkirke): um templo de localizado no condado de Sogn og Fjordane, na Noruega. Urnes é a mais antiga igreja preservada da região, construída no século XII. Desde 1979, a igreja de Urnes é considerada um Patrimônio da Humanidade pela Unesco e sua arquitetura chama a atenção por ser característica da era viking, como uma construção que se assemelha a estrutura dos barcos.

Registros mostram que a igreja foi construída por volta de 1130, como santuário privado para uma família poderosa da região. Urnes é considerada um elo entre os métodos de construção da Era Viking, com ornamentos ilustrando animais, e a arquitetura cristã. Os artesãos da época estavam conscientes das tendências arquitetônicas e transpuseram o que em outros países se executava em pedra para a madeira.

Foram executadas escavações arqueológicas que revelaram vestígios de uma ou possivelmente duas igrejas no local, mais antigas que a atual.

Igreja norueguesa de madeira resiste ao tempo

Igreja norueguesa de madeira resiste ao tempo

O átrio e outros detalhes da parede norte da igreja atual estão decorados com animais, no que se pode considerar o estilo clássico de Urnes. É provável que sejam relíquias de uma das igrejas anteriores.

Além disso, Urnes faz parte de uma sociedade de preservação dos monumentos noruegueses, chamado Fortidsminneforeningen. Esporadicamente, são celebradas missas na igreja e visitação para turistas acontece entre maio e setembro.

Um patrimônio de mais de 800 anos comprova a eficácia da madeira para edificação e sua resistência através dos séculos.

Por Caroline Nunes

Notícias

Conheça o sistema TurnKey, usado pela Condor
Conheça o sistema TurnKey, usado pela Condor

Conheça essa modalidade de construção e veja quais as razões de confiar…

Como ter segurança em uma casa de madeira?
Como ter segurança em uma casa de madeira?

Confira quatro dicas para ficar despreocupado e manter o seu lar seguro…

Trâmites legais para a construção de uma casa
Trâmites legais para a construção de uma casa

Cada município possui um conjunto de regras para quem pretende iniciar…

O charme especial da decoração rústica
O charme especial da decoração rústica

É possível adaptar esse estilo campestre para ambientes urbanos;…

Faça seu Orçamento









Visite Nosso Show Room