Notícias



Decks para casas de madeira

Decks para casas de madeira

Planeje o espaço e valorize o imóvel com essa opção de arquitetura

Antigamente, a palavra deck era restrita aos navios. Hoje é uma solução extremamente valorizada para dar mais vida a um ambiente e trazer a ele elementos da natureza. Eles podem ser compostos de porcelanato, piso de cimento e plástico, mas o material original é a madeira que, por ser quente, traz aconchego e conforto para um ambiente – principalmente em áreas com azulejos, pisos de porcelanato ou que utilizam cores frias.

Veja quais são as melhores formas de usar o deck na sua casa de madeira.

Deck Modular

O formato modular é a forma mais prática de montar o seu deck. Ele possui um sistema de encaixe do tipo “macho-fêmea” feito por uma estrutura de borracha que traz versatilidade para o ambiente e simplicidade no momento da instalação.

Além disso, não é necessário gastar com profissionais para montá-lo e nem haverá necessidade de pregar a madeira para fixá-las. Esses fatores ainda diminuem significativamente o custo total de construção. O uso desse tipo de deck é mais recomendado para áreas externas, como em jardins e piscinas. Por conta disso, é imprescindível fazer a impermeabilização da madeira para que não sofra com sua exposição ao sol e umidade.

Deck tradicional

A segunda forma de montar seu deck é usando a madeira comum. O material é recomendado tanto para uso externo – como churrasqueiras e piscinas – quanto para uso interno também. As madeiras mais utilizadas são Imbuia, Ipê, Jatobá, Massaranduba, Angelim e Itaúba. Como a instalação ser mais trabalhosa, é importante chamar um profissional da área para que a montagem seja feita da maneira adequada.

Deck vertical

Os mais comuns são os decks situados no solo, mas engana-se quem acha que essa é a única maneira de usá-los para deixar um ambiente mais sofisticado e moderno. Eles podem funcionar muito bem em paredes e também em ambientes internos como salas, lavabos, painel para televisão, estantes e armários.

Com um deck na parede, por exemplo, é possível instalar um jardim vertical que ocupa pouco espaço seja fácil de cuidar. O importante é usar da criatividade e inovar.

Para fazer as tábuas permanecerem juntas, use um lápis para marcar onde a próxima madeira deverá ficar e coloque um prego em cima da marcação. Entre a madeira anterior e o prego insira a outra tábua do deck. Pregue a tábua às madeiras inferiores e então retire o prego suporte. Repita o processo com o restante das madeiras.

 Instalação

Antes de tudo, é fundamental planejar o espaço onde estará o deck. Procure saber as medidas do local e calcule quantas madeiras ou módulos serão necessários. As tábuas de madeira são vendidas com medidas fixas, mas é possível recorrer a um marceneiro para cortá-las do tamanho desejado.

Para instalar o deck, contrate um profissional para concretar o chão e inserir junto duas madeiras paralelas onde serão perfurados os pregos do futuro deck. Essas madeiras devem ficar um pouco mais altas para que o deck não tenha contato direto com o chão e haja espaço para o fluxo da água.

Depois disso, coloque cada tábua ao lado da outra e vá inserindo os pregos – preferira os de inox sem cabeça – ao se encontrarem com a madeira sublocada.

Inspire-se com a ideia de ter um deck na sua casa pré-fabricada em madeira. Consulte os profissionais das Casas Condor e faça um orçamento.

Por Caroline Nunes

Notícias

Você sabe o que é arquitetura vernacular?
Você sabe o que é arquitetura vernacular?

Conheça mais sobre essa modalidade de construção e como a madeira…

Churrasco em sua casa de madeira?
Churrasco em sua casa de madeira?

Churrasco em Casa de Madeira: veja ideias para implantar, na sua casa…

Tipos de Portas de Madeira
Tipos de Portas de Madeira

Saiba identificar as melhores opções de portas de madeira para ambientes…

Cuidado com pets em Casa de Madeira
Cuidado com pets em Casa de Madeira

Algumas medidas zelam pela segurança do animal e também pela integridade…

Faça seu Orçamento









Visite Nosso Show Room