Notícias

Conheça milenar história das casas de madeira

Conheça a milenar história das casas de madeira

Casas de troncos foram as percursoras das estruturas de madeira atuais, cuja evolução técnica foi gradualmente servindo às exigências do homem moderno. Conheça a milenar história das casas de madeira.

As edificações modernas estão baseadas, estrutural e tecnicamente, nas antigas armações de casas de madeira e até nos tradicionais conceitos de abrigo e proteção das primitivas construções.

Em qualquer lugar que fosse possível encontrar facilmente materiais orgânicos aptos para a construção, estes eram aproveitados para serem utilizados sobre qualquer tipo de estrutura de madeira.

Tribos aborígenes espalhadas pelo mundo ficavam satisfeitas com uma simples armação de ramos ou pequenos troncos, cobertos com folhas, ervas ou cascas de árvores. Estes troncos foram os percursores das estruturas de madeira atuais cuja evolução técnica foi gradualmente servindo às exigências do homem moderno.

Em muitas partes do mundo a união das peças de madeira era alcançada apenas com o auxílio de cordas tecidas com as fibras de folhas. Estas uniões eram muito resistentes e, graças à sua grande flexibilidade, resistiam a ventos fortes.

Na cobertura destas habitações eram utilizados materiais de origem vegetal, que aos poucos foram substituídos por tecidos fortes e esteiras feitas com fibras de palmeiras.

Alguns anos depois, esses materiais serviriam de suporte para as camadas de barro e argila, que, posteriormente, deram origem às telhas.

A grande variedade de casas construídas à base de peças de madeira unidas entre si com fibras vegetais representa, principalmente, solidez na construção e segurança estrutural, constituindo desde sempre o método mais eficaz e mais econômico de utilização de materiais naturais que se encontram em toda a parte do mundo.

Algumas dessas estruturas como o Templo Horyu-ji, na Ásia, alcançaram um nível tão grande de desenvolvimento que dificilmente a tecnologia moderna terá algo a acrescentar.

A madeira pelo mundo

Existem relatos arqueológicos de que no período Neolítico, ou período da Pedra Polida, eram elaboradas construções em troncos de árvores. Historiadores romanos (entre eles Tácito) afirmavam que já naquele tempo, na Alemanha, se construíam casas em que troncos eram cortados em seções quadrangulares.

Segundo Heródoto, já no ano 1.000 a.C, eram utilizados troncos de árvores para a construção de túmulos de reis. A abundância de bosques de coníferas no norte e leste da Europa disponibilizava madeira suficiente para as edificações.

Sabe-se também que no ano 700 a.C, na Polônia, existiu uma vila composta apenas por casas de madeira. Além disso, documentos atestam a construção de edificações desse estilo na Noruega, no século IV d.C. e que na Escandinávia as casas de troncos de madeira, dispostas verticalmente, eram frequentes a partir do ano 1.000 d.C.

Com o desenvolvimento das técnicas de serragem, a partir do século XV, foi mais fácil a obtenção de grossas tábuas, que permitiam uma melhor união entre si. Deste modo, a pouco e pouco, as casas de troncos foram sendo substituídas por casas de tábuas ou troncos retangulares, que permitiam uma melhor estabilidade dos imóveis.

A arquitetura em madeira, partindo destes princípios, foi evoluindo e passando por uma fase de construção popular à medida que a tecnologia foi se desenvolvendo.

No século XVII, quando se começou a difundir a utilização do vidro nas construções, as estruturas de madeira adquiriram maior relevância. As janelas passaram a ser elementos fundamentais na construção, encaixando-se perfeitamente nas estruturas de madeira, enquanto os painéis passaram a ser elementos decorativos que as rodeavam.

Durante este período, as estruturas de madeira alcançaram o seu apogeu e as suas principais características evoluíram até aos tempos atuais.

Inspire-se, conheça a milenar história das casas de madeira e confira os projetos de casas pré-moldadas das Casas Condor.

Por Caroline Nunes

Notícias

Dicas de iluminação para casas de madeira
Dicas de iluminação para casas de madeira

Lustres, pendentes e luminárias: você sabe a diferença?  A iluminaç…

Garagem: o que é necessário saber
Garagem: o que é necessário saber

Adapte esse espaço conforme as suas necessidades Parte importante…

Decks para casas de madeira
Decks para casas de madeira

Planeje o espaço e valorize o imóvel com essa opção de arquitetura…

Casa de madeira térrea ou sobrado?
Casa de madeira térrea ou sobrado?

Veja quais são as vantagens e desvantagens de cada modalidade de construção…

Faça seu Orçamento









Visite Nosso Show Room