Notícias

Casa de madeira térrea ou sobrado?

Casa de madeira térrea ou sobrado?

Veja quais são as vantagens e desvantagens de cada modalidade de construção

 Diante da falta de espaço cada vez maior para construção, a verticalização dos imóveis – sejam eles de alvenaria convencional ou pré-fabricados em madeira – têm sido uma opção viável.

Entretanto, existem dúvidas sobre o que é melhor construir: uma casa de madeira térrea ou um sobrado. Veja algumas dicas sobre isso.

  • Casa térrea

Geralmente é mais econômico construir uma casa térrea visto que não há necessidade de fazer uma estrutura muito robusta. Essa opção economiza na mão de obra, no material de construção e também no projeto.

Pelo fato de ter um único pavimento, essa modalidade de construção é vista como melhor para famílias possuem pessoas idosas, por exemplo.

As principais vantagens de uma casa térrea, além do custo, é a acessibilidade, pois não causa problemas de locomoção para crianças, idosos e pessoas com deficiência. Além disso, normalmente sua construção é mais rápida.

As desvantagens são, em alguns casos, o tamanho do terreno, que limita a dimensão da construção da casa de madeira, especialmente quando se tem necessidade de uma construção maior. Outro problema é o aproveitamento do espaço disponível, uma vez que a maior parte do lote fica destinado a construção e em muitos casos não sobra espaço externo para quintal, área verde ou área de recreação.

  • Sobrado

A construção de um sobrado é útil quando há necessidade de construir uma casa muito grande e nem sempre o espaço do terreno permite isso. Nesse caso em específico, o segundo piso duplica a o ambiente disponível, tornando possível a construção casas de madeira maiores.

A desvantagem é realmente a questão financeira, já que a construção de um sobrado – seja ele de alvenaria ou de madeira – geralmente demanda um investimento maior, pois a mão de obra fica mais cara e as fundações e outras estruturas também exigem atenção redobrada para que não ocorra nenhum tipo de risco para os moradores.

Qual escolher?

É preciso levar em conta os recursos financeiros disponíveis, a necessidade, o espaço do terreno e outros aspectos para realizar a escolha. Lembre-se que um imóvel pré-fabricado em madeira é construído de forma mais rápida do que um tradicional de alvenaria e possui custo, em média, 40% mais baixo, tanto a casa térrea quanto o sobrado.

As Casas Condor possuem profissionais capacitados para planejar projetos exclusivos que atendam às necessidades do futuro morador. Entre em contato e invista em uma casa pré-fabricada em madeira.

Por Caroline Nunes

Notícias

Casa mais fresca no calor: como fazer?
Casa mais fresca no calor: como fazer?

Coisas simples, como posicionar o  ventilador de forma correta ou…

Projeto para o quarto dos filhos
Projeto para o quarto dos filhos

Uma casa pré-fabricada em madeira deve ser planejada cômodo por cômod…

Você sabe o que é Orientação Solar?
Você sabe o que é Orientação Solar?

Saber os pontos em que o sol bate é importante na hora de construir e…

Condor Lança Kits de Casa de Madeira
Condor Lança Kits de Casa de Madeira

A Condor lança os Kits Casa de Madeira. Agora você pode construir seu…

Faça seu Orçamento









Visite Nosso Show Room