Notícias

Casa de Madeira: características da Imbuia

Casa de Madeira: principais características da Imbuia

A matéria prima, escolhida tanto para móveis finos quanto para a elaboração de casas pré-moldadas em madeira, é a preferida quando se trata de versatilidade. Casa de Madeira: principais características da Imbuia.

A Imbuia é uma espécie natural pertencente à família Lauraceae, também chamada de Embuia. Essa árvore é mais comum de ser encontrada na região Sul do Brasil, principalmente em Santa Catarina, em que é considerada uma das espécies mais significativa do estado. Sua casca é grossa, com espessura de até 35 mm, que apresenta alterações de textura de acordo com a idade a árvore.

A peculiaridade da Imbuia é sua a associação com a araucária, sendo raro seu plantio em locais onde não existam pinheiros. Segundo pesquisas, ela é uma das espécies arbóreas de maior longevidade, podendo ultrapassar os 500 anos: em Santa Catarina, por exemplo, foi localizada uma árvore com mais de 2,7 mil anos. Além disso, pesquisas evidenciaram que a Imbuia não precisa de solos muito férteis para se desenvolver. Na verdade, ela cresce naturalmente em solos de baixa fertilidade, com níveis de produtividade química entre média e elevada e solos com altos teores de alumínio.

A madeira é considerada boa, moderadamente pesada, dura, com coloração variável e textura média. Sua resistência mecânica é satisfatória, com boa maleabilidade. A versatilidade da madeira é uma das suas prerrogativas, o que facilita o manejo de máquinas e proporciona acabamento de qualidade nas casas pré-fabricadas, com boa absorção de verniz e tintas. A durabilidade natural da árvore também apresenta resistência aos microrganismos que atacam esse tipo de material, como os cupins.

Aplicabilidade da madeira

A Imbuia é bastante apreciada no mercado, sendo muito procurada para a fabricação de móveis de luxo. Pode ser aplicada também na produção de folhas faqueadas decorativas, peças torneadas, painéis compensados e divisórias. Artesãos e escultores procuram esse tipo de madeira graças ao fácil manuseio. Na construção civil os usos são variáveis, como matéria prima de casas pré-fabricadas de madeira, vigas, caibros, ripas, portas, janelas, molduras, entre outros.

Sem contar o uso da madeira, a Imbuia apresenta várias formas utilização. Sua casca, por exemplo, pode ser aproveitada para a extração de uma substância que serve para auxiliar na fixação de perfume, considerada superior ao sândalo. A árvore como um todo também é requisitada na composição de paisagismo.

A madeira tem ótimas qualidades físicas e estéticas e é universalmente apreciada. Com áreas de reflorestamento protegido e certificado, a Imbuia tem alto valor comercial.

Por Caroline Nunes

Notícias

Você sabe o que é Orientação Solar?
Você sabe o que é Orientação Solar?

Saber os pontos em que o sol bate é importante na hora de construir e…

Condor Lança Kits de Casa de Madeira
Condor Lança Kits de Casa de Madeira

A Condor lança os Kits Casa de Madeira. Agora você pode construir seu…

Casa de Veraneio: excelente opção de lazer
Casa de Veraneio: excelente opção de lazer

Nada melhor do que ter um local somente para o descanso e momentos de…

Seguro residencial: tudo que você precisa saber
Seguro residencial: tudo que você precisa saber

É importante se precaver contra possíveis incidentes e garantir…

Faça seu Orçamento









Visite Nosso Show Room