Notícias



Casa de Madeira: características da Imbuia

Casa de Madeira: principais características da Imbuia

A matéria prima, escolhida tanto para móveis finos quanto para a elaboração de casas pré-moldadas em madeira, é a preferida quando se trata de versatilidade. Casa de Madeira: principais características da Imbuia.

A Imbuia é uma espécie natural pertencente à família Lauraceae, também chamada de Embuia. Essa árvore é mais comum de ser encontrada na região Sul do Brasil, principalmente em Santa Catarina, em que é considerada uma das espécies mais significativa do estado. Sua casca é grossa, com espessura de até 35 mm, que apresenta alterações de textura de acordo com a idade a árvore.

A peculiaridade da Imbuia é sua a associação com a araucária, sendo raro seu plantio em locais onde não existam pinheiros. Segundo pesquisas, ela é uma das espécies arbóreas de maior longevidade, podendo ultrapassar os 500 anos: em Santa Catarina, por exemplo, foi localizada uma árvore com mais de 2,7 mil anos. Além disso, pesquisas evidenciaram que a Imbuia não precisa de solos muito férteis para se desenvolver. Na verdade, ela cresce naturalmente em solos de baixa fertilidade, com níveis de produtividade química entre média e elevada e solos com altos teores de alumínio.

A madeira é considerada boa, moderadamente pesada, dura, com coloração variável e textura média. Sua resistência mecânica é satisfatória, com boa maleabilidade. A versatilidade da madeira é uma das suas prerrogativas, o que facilita o manejo de máquinas e proporciona acabamento de qualidade nas casas pré-fabricadas, com boa absorção de verniz e tintas. A durabilidade natural da árvore também apresenta resistência aos microrganismos que atacam esse tipo de material, como os cupins.

Aplicabilidade da madeira

A Imbuia é bastante apreciada no mercado, sendo muito procurada para a fabricação de móveis de luxo. Pode ser aplicada também na produção de folhas faqueadas decorativas, peças torneadas, painéis compensados e divisórias. Artesãos e escultores procuram esse tipo de madeira graças ao fácil manuseio. Na construção civil os usos são variáveis, como matéria prima de casas pré-fabricadas de madeira, vigas, caibros, ripas, portas, janelas, molduras, entre outros.

Sem contar o uso da madeira, a Imbuia apresenta várias formas utilização. Sua casca, por exemplo, pode ser aproveitada para a extração de uma substância que serve para auxiliar na fixação de perfume, considerada superior ao sândalo. A árvore como um todo também é requisitada na composição de paisagismo.

A madeira tem ótimas qualidades físicas e estéticas e é universalmente apreciada. Com áreas de reflorestamento protegido e certificado, a Imbuia tem alto valor comercial.

Por Caroline Nunes

Notícias

Você sabe o que é arquitetura vernacular?
Você sabe o que é arquitetura vernacular?

Conheça mais sobre essa modalidade de construção e como a madeira…

Churrasco em sua casa de madeira?
Churrasco em sua casa de madeira?

Churrasco em Casa de Madeira: veja ideias para implantar, na sua casa…

Tipos de Portas de Madeira
Tipos de Portas de Madeira

Saiba identificar as melhores opções de portas de madeira para ambientes…

Cuidado com pets em Casa de Madeira
Cuidado com pets em Casa de Madeira

Algumas medidas zelam pela segurança do animal e também pela integridade…

Faça seu Orçamento









Visite Nosso Show Room