Ao construir uma casa de madeira, é possível coordenar a arquitetura com inúmeros outros materiais. Vem de  Tapalpa, México, este exemplo inspirador em madeira, pedra e aço.

O arquiteto Elias Rizo voltou ao básico em sua abordagem para projetar um par de casas para dois irmãos com gostos semelhantes e personalidades singulares. Os designers usaram uma paleta comum de materiais como madeira, pedra e metal – que mantinham uma conexão entre as duas casas e o próprio ambiente externo. A arquitetura aparece em harmonia com a terra em virtude de seus materiais e a forma da estrutura, esculpida no lado da encosta. As paredes de pedra se movem do lado de fora, trazendo com elas uma sensação ao ar livre que ainda é aconchegante (e quase como uma caverna), graças às grandes janelas por toda parte.

O rústico prevalece em toda parte, desde os materiais “ásperos” alusivos aos acessórios literários do fazendeiro. Dos arquitetos: “Os clientes expressaram o desejo de que a entrada nas casas fosse concebida como uma experiência em si mesma. Em seguida, começamos a articular os módulos de entrada com seus vários espaços (sala de lama, garagem, armazenamento e áreas de serviço) em torno de pátios abertos que chamam a atenção e permitem a entrada da luz do dia. ”

No interior, a flexibilidade é um componente fundamental do design. Muitas das paredes e janelas são divisórias móveis que conectam espaços entre si e ao ar livre. O teto de madeira granulada e de grandes tábuas torna-se um ponto focal instantâneo desta área principal. Claro, a visão disputa sua atenção – e, sem dúvida, sempre vence.

As duas casas estão à vista e têm fácil acesso. A casa A ocupa a parte mais alta da propriedade e é mais isolada em relação à sua contraparte. Um plano angular é centrado para dentro, em torno de um pátio aberto. Enquanto isso, a Casa B apresenta uma planta retangular olhando para a propriedade e além.