Notícias

Casa de Madeira: Construção Sustentável

Casa de Madeira: Modelo de Construção Sustentável

A madeira, utilizada para a edificação de casas pré-fabricadas, é o único item renovável dentre os mais aproveitados na construção civil

De acordo com dados do Ministério do Meio Ambiente, os desafios para uma construção sustentável de moradias consistem em: redução e otimização do consumo de materiais e energia; diminuição na produção de resíduos gerados; preservação do ambiente natural; e melhoria da qualidade do ambiente construído.

Com um déficit habitacional de, em média, de 6 milhões de residências, o setor de construção civil do Brasil está optando por casas pré-moldadas de madeira, pois essa modalidade conta com o melhor desempenho das construções, devido ao uso de produtos sustentáveis, além de conforto acústico e térmico. É importante ressaltar que para a madeira maciça ser considerada um material sustentável para a construção é necessário que sua procedência seja assegurada e certificada pelo órgão responsável vigente.

A madeira é o único item renovável dentre os mais aproveitados na construção civil. Materiais como o aço e concreto emitem grande quantidade de CO² e outros poluentes na atmosfera. Já a madeira, utilizada para a construção de casas pré-moldadas, retira o CO² da atmosfera por meio de fotossíntese, que devolve o oxigênio à atmosfera e, consequentemente, diminui o efeito estufa. Além disso, a madeira não oxida e não apresenta problemas de corrosão.

As árvores absorvem naturalmente o carbono do meio ambiente no processo de crescimento e nutrição. Ao fazer uma casa de madeira, o carbono é armazenado nas pranchas, ou seja, uma casa de madeira é um estoque de carbono, enquanto uma casa e alvenaria não. Essa vantagem já cumpre os requisitos de construção sustentável.

Além disso, optar por uma residência feita de madeira possui outras características de sustentabilidade, por exemplo, a economia de energia e a eficiência do imóvel, pois uma casa pré-fabricada de madeira é edificada de forma muito mais rápida do que uma residência de alvenaria tradicional, e a limpeza na obra, pois essa modalidade de edificação gera pouco entulho, além de gastar pouca ou nenhuma água para sua construção.

Casa de Madeira: Modelo de Construção Sustentável

O Brasil situa-se entre os 10 maiores países em florestas plantadas do mundo, contando com 6,4 milhões de hectares.

Ao adquirir uma casa pré-fabricada de madeira o consumidor pode ficar despreocupado com a questão do desmatamento. A Imbuia, utilizada na construção das Casas Condor é certificada pelo Ibama, o que significa que há reposição da vegetação em locais que foram anteriormente explorados.

A atividade traz uma série de benefícios, tais como: aumento de empregos diretos e indiretos; diminuição da pressão sobre as florestas nativas; proteção da superfície do solo, diminuindo os riscos de erosão; proteção das bacias hidrográficas em que a atividade se localiza; maior biodiversidade; retenção de dióxido de carbono; e produção de oxigênio.

Por Caroline Nunes

Notícias

Dicas de iluminação para casas de madeira
Dicas de iluminação para casas de madeira

Lustres, pendentes e luminárias: você sabe a diferença?  A iluminaç…

Garagem: o que é necessário saber
Garagem: o que é necessário saber

Adapte esse espaço conforme as suas necessidades Parte importante…

Decks para casas de madeira
Decks para casas de madeira

Planeje o espaço e valorize o imóvel com essa opção de arquitetura…

Casa de madeira térrea ou sobrado?
Casa de madeira térrea ou sobrado?

Veja quais são as vantagens e desvantagens de cada modalidade de construção…

Faça seu Orçamento









Visite Nosso Show Room