A TreeHaus foi projetada para se misturar às árvores circundantes. Casa de madeira escurecida é construída entre as colinas de Utah 

Pranchas de cedro manchadas de escuro cobrem uma série de volumes que são escalonados e girados numa encosta de uma floresta de Utah, nos Estados Unidos, formando uma casa para o arquiteto Chris Price e sua família. Price projetou e construiu a casa de madeira TreeHaus com sua empresa de arquitetura e construção Park City Design + Build , fundada com seu tio Matt Price em 2009, e agora trabalha com o arquiteto Andrew Foster. Chris também contratou seu pai para ajudar no projeto.

O principal desafio era a localização da residência em uma colina íngreme na popular estação de esqui: Salt Lake City. A equipe resolveu isso esculpindo a colina para criar espaço para quatro volumes empilhados um sobre o outro.

“A inclinação de 50% era um desafio assustador em si e exigia um tratamento delicado da escavação”, disse Price. “Nós ajustamos o layout um pouco na hora para obter uma melhor sequência na encosta da colina sem comprometer o leito de rocha existente.”

Cada bloco se afasta do que está embaixo e muda de orientação ligeiramente para criar uma série de terraços inclinados na frente. Trilhos de metal preto na frente dessas sacadas combinam com as tábuas verticais do cedro enegrecido que cobre a residência.

Price optou por escurecer a madeira para se misturar com os tons das árvores circundantes, seguindo o estilo de uma série de outras casas florestais recentemente concluídas, incluindo a casa de madeira escura projetada por Robert Hutchison, na floresta de Seattle.

“Queríamos construir uma casa que se encaixasse na paisagem e aproveitássemos o local altamente desafiador”, disse o arquiteto. “Cada nível é diferenciado com cubos de deslocamento que são revestidos em conjuntos verticais, variando as tábuas de largura. Isso foi inspirado pelos enormes pinheiros que cercam a casa”, continuou ele. “O corrimão – também construído por meu pai e eu, junto com escadas – é verticalmente ajustado também para imitar uma casa na árvore.”

O revestimento mantém a casa de madeira isolada nos meses de inverno, por se tratar de uma área é propensa à neve. O leito de rocha circundante também ajuda a manter o calor.

Ambos fazem parte da estratégia da equipe para obter uma certificação Passivhaus, que é dada aos edifícios que consomem energia mínima.

Contrastando o exterior escuro da casa de madeira, Price escolheu interiores brilhantes para manter o lar leve durante os meses escuros de inverno.

“Este bairro é comumente conhecido no inverno por ser um ambiente escuro, frio e com muita neve”, disse o arquiteto. “O interior é uma combinação de materiais levemente inspirados para ajudar a trazer luz para toda a casa.”

Paredes pintadas de branco e piso de madeira clara proporcionam uma tela em branco para a mobília e a decoração da família. Há também uma série de detalhes em preto em toda a residência, como um balcão de cozinha com cadeiras vermelhas por baixo, vigas expostas no teto e luzes penduradas em diferentes níveis.

Uma escadaria de metal preta, que lembra as varandas do lado de fora, atravessa os quatro níveis da casa. Estes são ocupados por uma garagem no piso térreo, dois quartos no primeiro andar, a área social no segundo e, em seguida, mais dois quartos no piso final.

Apesar de ser um dos métodos construtivos mais tradicionais, uma casa de madeira pode fugir do lugar comum, surpreendendo pelo bom gosto, estilo e inovação.

Inspire-se com alguns exemplos de projeto das Casas Condor.

Fonte: Dezeen (traduzido e editado)
Revisão: Caroline Nunes