Notícias



Alemães criam Torre de Madeira torcida

Torre de Madeira Torcida

Esse processo se dá a partir da perda natural de umidade da matéria prima

Os engenheiros da Universidade de Stuttgart, na Alemanha, aproveitaram o processo natural de encolhimento da madeira para criar uma torre torcida chamada Torre Urbach. Esse processo se dá a partir da perda natural de umidade da matéria prima. O Instituto de Design e Construção Computacional da Universidade (ICD) e o Instituto de Estruturas de Construção e Projeto Estrutural (ITKE) construíram a Torre Urbach no Vale de Rems para o Remstal Garden Show.

A estrutura é feita usando um novo processo, não intensivo em energia, que envolve a previsão de como a madeira vai encolher quando secar. Com base nessa técnica, os painéis de madeira planos são projetados para se dobrarem na forma desejada.

A Torre Urbach de 14 metros de altura marca a primeira vez que este processo foi usado na construção de um edifício. O ICD e o ITKE descrevem o método como uma forma de “programar” madeira para assumir uma forma específica e dizem que a madeira é, na verdade, “auto moldada”.

“Embora fazer esse trabalho seja relativamente simples, prever o resultado é o verdadeiro desafio”, disse Achim Menges, diretor da ICD, em entrevista à Dezeen Magazine. “Ser capaz de fazer isso abre muitas novas possibilidades arquitetônicas”. Uma das principais vantagens da auto formação é que ela requer pouca energia, evitando a necessidade do tipo de maquinário pesado que usualmente formaria esses tipos de componentes de madeira. “O design computacional e a simulação nos permitem trabalhar com o material e desenvolver uma forma específica. a partir disso, ao invés de forçá-lo em forma”, continuou Menges.

O processo começa com painéis de 5 por 1,2 metro de madeira laminada cruzada. Os painéis foram fabricados planos e com alto teor de umidade: em média, 22%. Os engenheiros controlam a forma que a madeira toma quando seca, alterando a disposição específica dos painéis.

Para a Torre Urbach, foi escolhida a forma curva. Eles reduziram a umidade dos painéis para 12% em uma câmara de secagem industrial. Depois de removê-los, eles se sobrepuseram e laminaram as peças para formar as 12 tiras curvas maiores que formam a estrutura do edifício.

O ICD e o ITKE desenvolveram seus próprios modelos de mecânica computacional para o projeto, a fim de explorar vários tipos de raios e curvatura.

A estrutura resultante é leve e transparente, com paredes de nove centímetros de espessura, com um peso de 38 quilos por metro quadrado de superfície.

“O que parece simples é difícil de conseguir e só é possível através de uma engenhosa interação de forma e força”, disse Jan Knippers, chefe da ITKE.

A Universidade de Stuttgart descreve a torre como tendo uma forma “quase suave e semelhante a um tecido” que “se abre como uma cortina” no Vale dos Rems, onde está localizada.

O edifício é um dos 15 pequenos edifícios permanentes a serem introduzidos no vale para o show de jardim.

Os edifícios pretendem evocar as tradicionais capelas brancas da região, e a torre da Universidade de Stuttgart – a contribuição oficial da cidade de Urbach – fica em uma encosta no centro do vale. Os painéis de madeira de abeto da torre se iluminarão com o tempo.

Fonte: Dezeen (traduzido e editado)
Revisão: Caroline Nunes

Notícias

Você sabe o que é arquitetura vernacular?
Você sabe o que é arquitetura vernacular?

Conheça mais sobre essa modalidade de construção e como a madeira…

Churrasco em sua casa de madeira?
Churrasco em sua casa de madeira?

Churrasco em Casa de Madeira: veja ideias para implantar, na sua casa…

Tipos de Portas de Madeira
Tipos de Portas de Madeira

Saiba identificar as melhores opções de portas de madeira para ambientes…

Cuidado com pets em Casa de Madeira
Cuidado com pets em Casa de Madeira

Algumas medidas zelam pela segurança do animal e também pela integridade…

Faça seu Orçamento









Visite Nosso Show Room